A 100 Open Startups, plataforma de conexão entre corporações e startups, anunciou esta semana as premiadas no Ranking 100 Open Startups 2022, que reconhece as open startups que mais inovam com corporações no país. As primeiras colocações ficaram com as startups Pulses (HRTech), Fonte de Preços (GovTech) e AEVO (HRTech).
As startups unicórnios como TOP Open Corps, iFood, Loft, Quinto Andar, Affya, Stone, Vtex e Loggi ganharam destaque nesta edição do ranking. “Chegamos à 7ª edição do Ranking 100 Open Startups com centenas de histórias para contar, como a da Controly – hoje Neon -, que foi premiada na primeira edição do Ranking, em 2016, sendo ela, oficialmente, a primeira open startup a atingir o status de unicórnio. Já a Solides, HRtech também premiada em 2016, fez uma captação de R$ 530 milhões, e talvez seja nossa próxima candidata a atingir a categoria de unicórnio”, comenta Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups
Leia mais: Conheça as 21 startups emerging giants brasileiras, segundo a KPMG
Segundo dados da Rondani, cerca de 3.821 startups envolvidas com open innovation registraram contratos com 4.449 corporações nos últimos 12 meses, um crescimento de 58% em relação ao ano de 2021. De acordo com o levantamento, foram declarados 42.588 ligações entre startups e corporações, chegando ao montante de R$ 2,7 bilhões em contratos fechados de open innovation. Os setores que ganharam destaque foram os de Bens de Consumo e Alimentação, Construção e Imobiliário e Serviços Financeiros.
O evento da premiação foi transmitido online e o evento presencial, realizado em São Paulo, contou com a presença de de C-Levels, founsders e lideranças das TOP Open Corps e das TOP Open Startups premiadas. “Esses empreendedores e empreendedoras são fundamentais para o desenvolvimento do país. São eles que estão ativamente propondo e buscando soluções disruptivas e inovadoras. Conhecer e se relacionar com empreendedores, pessoas com uma altíssima energia inovadora, é algo extremamente rico e fascinante para qualquer profissional do mercado”, declara Carla Colonna, COO na 100 Open Startups.