A Apple atualizou seu sistema iOS 6.2 que corrige 35 vulnerabilidades. Entre alguns dos problemas de segurança encontrados pela Apple e corrigidos no iOS 16.2, seis deles estão no Kernel, coração do sistema operacional do iPhone, e nove no WebKit, o mecanismo que alimenta o navegador Safari da Apple. As vulnerabilidades do WebKit corrigidas no iOS 16.2 incluem problemas que podem levar à execução arbitrária de código, de acordo com a página de suporte da Apple.
Os problemas corrigidos no Kernel incluem o CVE-2022-46689, relatado pelo pesquisador de segurança Ian Beer na iniciativa Project Zero do Google, que pode ver um aplicativo capaz de executar código arbitrário com privilégios do Kernel. Outro problema grave do Kernel corrigido no iOS 16.2 — CVE-2022-42842 — pode fazer com que a execução do código seja remota.
Atualize para o iOS 16.2 assim que possível
Embora as vulnerabilidades de segurança corrigidas no iOS 16.2 sejam grandes e sérias, nenhuma foi usada em ataques da vida real ainda. No entanto, faz sentido atualizar agora para manter seu iPhone o mais seguro possível.
O iOS 16.2 também inclui algumas atualizações de segurança importantes, incluindo criptografia de ponta a ponta para mais categorias do iCloud, que está sendo lançada primeiro para usuários nos Estados Unidos.
Embora a atualização traga alguns recursos novos e empolgantes, ela também vem com importantes novidades de segurança, diz o pesquisador de segurança independente Sean Wright. Ele diz que encadear algumas das vulnerabilidades corrigidas no iOS 16.2 poderia “potencialmente permitir que um invasor obtenha controle total de um dispositivo remotamente” – embora ele admita que a probabilidade de isso acontecer seja pequena.
“Para a maioria dos usuários, isso não é algo para ficar muito alarmado. No entanto, eu ainda recomendo que você atualize quando puder”, diz Wright.
A Apple lança o iOS 15.7.2 — uma atualização urgente para quem ainda usa o iOS 15
Além do iOS 16.2, a Apple também lançou o iOS 15.7.2 para pessoas com iPhones mais antigos que ainda usam o sistema operacional iOS 15 mais antigo do fabricante do iPhone. Esta é uma atualização urgente, pois corrige um problema de segurança já explorado no WebKit – CVE-2022 -42856—também corrigido no iOS 16.1.2.
A Apple diz que o iOS 15.7.2 está disponível para os seguintes dispositivos: iPhone 6s (todos os modelos), iPhone 7 (todos os modelos), iPhone SE (1ª geração), iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 e posterior, iPad 5ª geração e posterior, iPad mini 4 e posterior e iPod touch (7ª geração).
Se você possui um iPhone 8 ou superior, as atualizações de segurança e vários novos recursos fazem com que o iOS 16.2 valha a pena atualizar. Vá para Configurações> Geral> Atualização de Software e atualize para o iOS 16.2 agora para manter seu iPhone seguro.