A Apple tem sido tradicionalmente restritiva com suas escolhas de hardware, especialmente em relação à linha de MacBook. Além das opções de memória e armazenamento, elementos de hardware, como tela, portas e tamanho físico foram decisões da Apple para as quais os usuários não têm escolha, a não ser aceitar.
Essa situação está diminuindo com mais modelos de MacBook com Apple Silicon (variantes Air e Pro) no mercado, preenchendo algumas lacunas – a Apple dará um passo importante no próximo ano, quando finalmente oferecerá algo que os fãs do MacBook Air pedem há muitos anos: uma tela maior.
LEIA MAIS: Apple é escolhida como a melhor marca do mundo pelo 10º ano consecutivo
Os detalhes sobre o novo MacBook maior vêm do analista de telas Ross Young e sua regular cadeia de suprimentos de eletrônicos de consumo. De acordo com Chris Smith, “…o grande MacBook Air pode estar aqui na primavera de 2023 com uma tela de 15,5 polegadas. Interessante. De acordo com Young, a Apple faria do modelo M2 de 13,6 polegadas o menor dos dois, tendo oferecido por muito tempo máquinas MacBook Air de 11 e 13 polegadas. O modelo de 11 polegadas foi descontinuado há um bom tempo, deixando apenas uma única opção para os fãs do Air.”
O tamanho da tela é curioso: 15,5 polegadas na diagonal não corresponde a nenhum dos modelos “profissionais” do MacBook Pro que medem 14,2 polegadas e 16,2 polegadas, respectivamente. O que ele combina é a tela do último MacBook Pro de 15 polegadas, equipado com os chips x86 da Intel.
A Apple pode ter redesenhado o MacBook Pro quando lançou os modelos M1 Pro e M1 Max nos tamanhos de 14 e 16 polegadas com uma aparência mais angular, mais portas, o retorno de recursos sensíveis, como o conector de carregamento MagSafe e um entalhe para acomodar a câmera e os sensores.
O M2 MacBook Air também adotou essas mudanças de design, embora o M1 Air, mantido no portfólio para que a Apple possa continuar a oferecer um laptop macOS de US$ 999 (R$ 5.300 na cotação atual), não tenha mudado o design antigo e cansado da Intel.
Seria interessante que um novo MacBook Air seguisse a nova linguagem de design da Apple. Presumivelmente, os “geekerati” que seguem a Apple também. No entanto, o tamanho da nova tela corresponde ao antigo design cansado. Tenho uma sensação horrível de que a Apple fará outra escolha curiosa para criar uma separação artificial entre seus laptops.
No entanto, já existe uma distinção aí. E não tem nada a ver com o tamanho ou do design do laptop. É uma divisão entre os laptops com energia suficiente para os consumidores no uso diário e os laptops com uma quantidade absurda de energia para os profissionais.
Anteriormente, se você queria uma tela maior, precisava escolher uma máquina fisicamente maior com mais desempenho. A ideia de apenas três máquinas Apple que eram “boas/melhores/ainda melhores” deixava muito pouco espaço para algo tão dramaticamente desajeitado como ‘tela grande, mas com uma quantidade razoável de energia’.
Este novo modelo para 2023 significa que os consumidores de MacBook que desejam uma tela maior terão uma escolha sensata de um laptop voltado para o consumidor que deseja isso, em vez de ser vendido para quem não procura esse tipo de máquina.
Se está procurando uma tela maior para o seu MacBook, agora é a hora de ignorar o MacBook Pro, porque a Apple tem algo melhor a caminho. Você obterá um modelo muito mais apropriado, com um preço mais acessível ao consumidor, no início de 2023.
*Ewan Spence é colaborador da Forbes EUA e acompanha o setor há uma década.