A indústria de streamings de áudio, o que inclui rádio, podcast e música, deve movimentar R$ 187 bilhões globalmente até 2026. O dado é da Pesquisa Media Outlook da PwC, repercutida no Brasil pelo site especializado Meio & Mensagem. De acordo com o estudo, o Spotify lidera entre as plataformas com volume de conteúdo e receita. No Brasil, a receita de 2022 deste segmento deve ultrapassar R$ 4,4 bilhões.
Somente as receitas com publicidade em podcast devem bater R$ 26 milhões em 2026. Neste mesmo ano, a receita total deste ecossistema chegará à casa de R$ 5,6 bilhões anuais. No ano passado, a PwC registrou 40 milhões de ouvintes de podcast, até o final do ano esse número deve chegar a 80 milhões.
Leia mais: PodPah vira hub de conteúdo e inaugura estúdio de três andares
Em seu último relatório financeiro, lançado em outubro contemplando o terceiro trimestre de 2022, o Spotify anunciou a marca de 195 milhões de usuários pagantes, um crescimento de 13% em relação ao trimestre anterior. No total de usuários, a plataforma ultrapassou sua projeção de 450 milhões de contas. A empresa apontou que a América Latina, em especial o Brasil, foi a região responsável pelo crescimento do período.
Daniel Ek, CEO do Spotify, comentou durante a divulgação dos resultados que os mercados emergentes que contemplam países como o Brasil serão os principais responsáveis pelo crescimento da empresa nos próximos anos.