O Atlas é um robô humanoide que realiza tarefas semelhantes às tarefas dos humanos, desenvolvido pela Boston Dynamics. Recentemente a fabricante do Atlas publicou um vídeo onde o robô pratica novas habilidades como escalada, carregamento de objetos pesados e acrobacias que imitam um circuito de parkour.
No vídeo o robô está em uma simulação onde ele precisa ajudar um humano que está em cima de um andaime a alcançar uma mala de ferramentas. Nisso o Atlas realiza uma grande sequência de movimentos até conseguir levar a mala até o homem que está no andaime.
Leia mais: Não é só o Rock in Rio: Vale e Petrobras já usam cão robô
Segundo o engenheiro da Boston Dynamics, Ben Stephens, “é importante para nós que o robô possa executar essas tarefas com uma certa velocidade humana. Pessoas são muito boas nisso, o que exigiu grandes atualizações no software de controle”.
Ainda que a performance tenha sido muito boa, os engenheiros analisaram algumas dificuldades que o robô enfrentou até conseguir executar perfeitamente cada etapa. O Atlas encontrou dificuldades ao detectar, agarrar e mover objetos de tamanhos e pesos diferentes além de tentar manter o equilíbrio enquanto os carregava.
Até mesmo as acrobacias realizadas pelo Atlas foram testadas inúmeras vezes, o robô precisa gerar força suficiente para realizar o movimento e durante algumas execuções ele se confundia consigo mesmo. O que afirma uma teoria já estudada pelos engenheiros de que os robôs humanoides ainda estão longe de executar com precisão tarefas pesadas e perigosas feitas por humanos.