Em um dos filmes do Homem Aranha, o vilão Dr. Octopus está munido de um braço biônico controlado pela mente. Inspirado na lógica desse equipamento, cientistas do Imperial College London, da Inglaterra, e da Universidade de Freiburg, na Alemanha, estão desenvolvendo um terceiro braço que poderá ser controlado pela mente.
De acordo com os cientistas, o equipamento, inicialmente, deve permitir tarefas que não envolvam outras partes do corpo humano deixando mãos livres para outras atividades. De acordo com o Terra, que repercutiu uma entrevista do corpo de cientistas ao IEEE Spectrum, a ideia é que o terceiro braço dê liberdade para que as pessoas consigam realizar múltiplas atividades.
Leia mais: Como funciona a caneta holográfica laser que escreve no ar
Não é o primeiro projeto com essa característica no mundo. Existem outros protótipos em teste que utilizam a mente para movimentar partes biônicas, porém, ainda com muitas limitações. A forma como o cérebro se comunica com o equipamento é baseada na tecnologia EMG que captura os sinais eletromagnéticos e determinando o controle do membro artificial.