Como funcionará a clonagem de voz dos celulares da Samsung

Marca já testa o serviço em coreano por meio de sua plataforma Bixby que permite converter texto em fala

Redação

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

Os novos modelos da linha Galaxy S23 já possuem sistema de clonagem de voz na Coreia do Sul

Acessibilidade

A Samsung está testando uma nova aplicação de inteligência artificial que pode estar em todos seus aparelhos em breve. A marca já possui, disponível apenas em coreano, um sistema de clonagem de voz dos usuários para atendimento de chamadas telefônicas. Os testes estão sendo feitos por meio da plataforma Bixby. A empresa esclareceu que não se trata de uma gravação, mas da reprodução orgânica da voz do dono do aparelho.

A informação, confirmada pelo site The Verge, aponta que o recurso já funciona em alguns modelos da marca, dentre eles Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra. O recurso também permite digitar respostas para chamadas telefônicas que são lidas em voz alta por uma voz artificial. Um serviço muito semelhante já é comum entre os smartphones: atender chamadas de áudio por meio de uma interface de texto, no entanto, a qualidade da comunicação é um grande entrave para que a tecnologia realmente funcione.

Leia mais: “O desafio é mostrar que o 5G é acessível”, diz VP da Samsung

O anúncio ocorre em meio a uma corrida de lançamentos e inovações relacionadas à inteligência artificial. Os testes relacionados a essa tecnologia também não são novos. Em 2018, o Google lançou o Duplex AI, sistema que permite realizar reservas e outros comandos via áudio por meio de comandos de voz. Recentemente, a Microsoft avançou neste ecossistema ampliando seus investimentos na OpenAI, dona do sistema conversacional ChatGPT.