A Microsoft revelou prévias de dois serviços com base em inteligência artificial projetados para gerenciar redes de telecomunicações.
A inteligência artificial avançada pode ajudar a desbloquear novas oportunidades de negócios para as operadoras de telecomunicações a partir de dados e insights sobre suas operações – incluindo o lançamento de redes 5G de alta velocidade -, disse a empresa.
Leia também: Meta lança modelo de linguagem de inteligência artificial LLaMA
A Microsoft entrou pela primeira vez no setor 5G após a aquisição das empresas de rede em nuvem Affirmed Networks e Metaswitch, em 2020.
“O que estamos fazendo é pegar nosso trabalho de nuvem nativa e torná-lo específico para este espaço de rede de operadora de telecomunicações. Acho que um ótimo exemplo disso é todo o trabalho de operações de inteligência artificial que estamos introduzindo no sistema”, disse Jason Zander, vice-presidente executivo de missões estratégicas e tecnologias da Microsoft.
“Estamos trazendo a mesma tecnologia para este espaço”, acrescentou. “Todos os operadores (de telecomunicações) para quem mostrei isso estão extremamente entusiasmados.”