Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Startup, a sua dor é crescer?

Startup, a sua dor é crescer?

São muitos os caminhos a serem percorridos para se estabelecer uma empresa e conquistar o tão sonhado crescimento

Raquel Teixeira
22/02/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Startups já nascem querendo ser unicórnios

Sempre que começamos uma mentoria ou consultoria e perguntamos qual a principal dor do empreendedor já sabemos a resposta de cor: crescer. Seja uma startup, uma empresa liderada por uma das mulheres selecionadas pelo Programa Winning Women ou uma liderança do Programa Empreendedor do Ano – não importa o perfil, nem o tamanho. Quando investigamos mais a fundo, porém, entendemos qual é o entrave para o crescimento e é aí que as dores emergem.

Finanças, comunicação, administração, entendimento do consumidor, compreensão das demandas do mercado, tecnologia, inovação e sustentabilidade. São muitos os caminhos a serem percorridos para se estabelecer uma empresa e conquistar o tão sonhado crescimento. E são muitas as variáveis.

Leia mais: Ranking mapeia as 25 startups com maior potencial no Brasil

No caso das startups, que já nascem querendo ser unicórnios, a ansiedade é maior.  O mercado desacelerou um pouco no período de pandemia e pós e está cada vez mais exigente. Passado o frisson inicial, a verdade é que os investidores estão mais criteriosos – o que também impactou nesse desaquecimento, incluindo neste bolo pandemia, eleições e troca de governo. Percebemos, no nosso hub de startups, que a preocupação com ESG neste segmento de empresas já é uma realidade: os impactos sociais, ambientais e de governança são fatores determinantes para tomada de decisão de muitos investidores.

De acordo com a EY  “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, realizada em 2022 com mais 1.040 líderes financeiros seniores e 320 investidores, 99% dos investidores utilizam as divulgações ESG das empresas como parte de suas decisões de investimento.

O levantamento aponta ainda que 78% dos investidores entrevistados acreditam que as empresas devem fazer investimentos que abordem questões ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros no curto prazo. Contudo, 55% dos líderes financeiros das empresas entrevistadas acreditam que sua empresa deve abordar questões ESG relevantes para o negócio, mesmo quando o resultado é uma redução de curto prazo no desempenho financeiro e na lucratividade.

O levantamento reforça que a estratégia de investimento está ligada a uma análise da geração de valor a longo prazo. Lucrar é importante. Mas ser próspero, inclusivo e atento à realidade além das fronteiras do seu negócio é essencial. O propósito da empresa é algo que tem de estar amarrado a todas as iniciativas, do cuidado com funcionário à comunicação com o cliente, passando pelo processo de produção de um produto ou de criação do serviço e chegando na comunidade como um todo.

O consumidor evoluiu e empresas com propósito são mais buscadas e admiradas. Por isso, outro ponto relevante, ainda falando em startups, é entender se a solução que está sendo criada resolve – efetivamente – uma dor do mercado. Há uma saturação de demandas e muitas vezes o tema da vez, não é, de fato, o que vai fazer brilhar os olhos de quem vai comprar a ideia – seja um investidor ou um cliente.

A diversidade no time também é um ponto a ser levado em consideração. Mulheres e tecnologia, sabemos, é uma combinação rara no mercado ainda prevalentemente masculino. E como o segmento de startups ainda é muito focado em base tecnológica, temos um desafio extra de tê-las como líderes. Mapeamento recente da ABStartups (Associação Brasileira de Startups) destaca que a participação de mulheres como fundadoras de startups no Brasil vem crescendo nos últimos anos, contudo, infelizmente, ainda é bem embrionária. Em 2020, o número de mulheres CEOs não chegava a 13%. Em 2021, a porcentagem foi de quase 17%, e em 2022 chegou aos 20%.

Quando falamos de outros tipos de diversidade, a situação não é mais animadora. A  ABStartups mostra também que apesar de 96,8% dos fundadores declararem que seus negócios apoiam a diversidade, 60,7% não têm ações voltadas à inclusão.

Além de dar mais espaço para a diversidade é preciso rever a premissa de que startup precisa, majoritariamente, ter base tecnológica. A inovação está sem dúvida no DNA dessas empresas, mas não precisa ser um empreendimento de tecnologia para ser uma startup. No hub da EY, temos diversas iniciativas que trazem produtos inovadores e surpreendentes e não necessariamente nascidos de um código fonte. O propósito de uma startup é trazer soluções para o mercado que, muitas vezes, não estão no radar ou não são de interesse das grandes empresas.

Com olhar colaborativo e aberto ao novo, iniciativas ESG como pilar estratégico, boa consultoria e planejamento, crescer, não será mais uma dor, mas um processo natural. Não é fácil. Mas é perfeitamente viável.

Raquel Teixeira é sócia líder da EY Private para América do Sul e líder dos programas Winning Women e Empreendedor do Ano

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • startup

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.