No mundo dos games, o personagem, seja representado por uma skin (roupa virtual), um avatar, ou outros tipos de personificação, é um dos elementos mais valiosos para os jogadores. Ter um avatar para chamar de seu é um feito para poucos. Geralmente, grandes celebridades, como Neymar e Anitta, por exemplo, acabam sendo homenageados com suas versões em pixels. Na última semana, um brasileiro protagonizou um feito inédito. João Sampaio, mais conhecido como Flakes Power, streamer, produtor de conteúdo e Forbes Under 30 2022, ganhou um avatar e um campeonato com seu nome no Fortnite, jogo a qual se dedica desde 2012, quando criou seu canal no YouTube.
Na sexta-feira, 25, em parceria com a Epic Games, dona do jogo, Flakes foi oficializado como o brasileiro da Série Ícones do Fortnite. Leão Carvalho, diretor de publishing na Epic Games para o Brasil, explica a homenagem: “Flakes Power é um criador de conteúdo muito popular e precursor no Brasil. Estamos entusiasmados em tê-lo na série, onde ele se junta a membros da comunidade global do Fortnite. E, a exemplo da participação do Emicida na Série Onda Sonora no ano passado, a chegada de Flakes amplia a nossa integração com a cultura brasileira e com a comunidade de jogadores no país”.
Leia mais: Quem é o empreendedor brasileiro que vai virar personagem de Fortnite
O executivo reforça que este é mais um sinal da Epic Games em relação à importância que tem o Brasil na estratégia global da companhia. “O jogador brasileiro é muito específico e com uma cultura muito forte. Em dezembro do ano passado, tivemos no Brasil o maior número de jogadores da história do Fortnite, o que só mostra a força do país, do jogo e da comunidade”, destaca o executivo que está na Epic Games desde 2019. Com escritório baseado nos Estados Unidos, Leão reforça que ser brasileiro na companhia foi fundamental para traduzir as especificidades do Brasil para a empresa.
“O Brasil é visto com muita atenção pela Epic, inclusive eles estão muito abertos para ouvir e entender tudo que acontece por aqui”, destaca o executivo. Ainda de acordo com Leão, o país também é uma referência no quesito participação de marcas. “As áreas de marketing no Brasil são muito ativas e dispostas a experimentar o Fortnite o que faz com que nesse tema o país também acabe se tornando uma referência.”
Joao Sampaio pontua que a força multiplataforma do Fortnite e seu potencial de comunidade reforça seu alcance como criador. “Com meus mais de 2,3 milhões de seguidores em minhas redes, eu percebo a importância e a relação que a comunidade possui com o jogo. Estou muito animado, essa é minha primeira aparição global e, sem dúvida, me abrirá muitas portas.”