Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Com SXSW, Itaú pretende acelerar transformação cultural e digital do banco

Com SXSW, Itaú pretende acelerar transformação cultural e digital do banco

Renato Haramura, superintendente de Marketing Institucional do banco, fala sobre a primeira participação de uma marca brasileira no festival e a relação do evento com o atual momento do banco

Luiz Gustavo Pacete
16/03/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação

Renato Haramura, superintendente de Marketing Institucional do Itaú

O Itaú Unibanco estreou como a primeira marca brasileira a patrocinar oficialmente o South by Southwest (SXSW), evento de tecnologia e inovação que ocorre em Austin, no Texas, nesta semana. O apoio marca a criação da plataforma de inovação do banco que envolve a participação em outros eventos, inclusive no Brasil. O objetivo, segundo Renato Haramura, superintendente de Marketing Institucional do Itaú, é, em primeiro lugar, democratizar o acesso à inovação para empreendedores e todo o ecossistema do banco e, internamente, contribuir com conhecimento para as principais mudanças culturais, comportamentais e tecnológicas que a companhia vive atualmente.

“O Itaú vive um contexto de transformação que não envolve apenas a digitalização, mas também uma mudança refletida em suas marcas, o reposicionamento recente de Personalitté é um exemplo disso. São transformações que envolvem formato, investimento, cultura. Estamos falando de um contexto de 100 mil funcionários. E trazer para dentro dos nossos ecossistemas todas as provocações que ocorrem aqui no SXSW é um desafio, ao mesmo tempo que reflete a oportunidade e o momento que vivenciamos”, destaca Haramura. Sobre os próximos passos da presença do Itaú no festival, Haramura reforça que o objetivo, agora, é estimular o pensamento de inovação em toda a companhia e independentemente de áreas.

Leia mais: “Não queremos áreas de inovação, inovar é trabalho de todos”, diz CEO do Itaú Unibanco

De acordo com ele, não é mais sobre ter uma área exclusiva estimulando o pensamento de inovação, mas sim permear tudo isso em um contexto mais amplo. “Trouxemos ao SXSW 35 itubes, são lideranças de diferentes áreas, gerentes, analistas de auditoria, marketing, tecnologia, varejo, cartões, cujo objetivo principal é nos ajudar a disseminar toda essa inovação internamente. Um investimento em um evento como esse gera esse tipo de oportunidade de através das conexões e gatilhos que surgem de aqui contribuir para acelerar todo um processo de transformação que ocorre na companhia e que vem de alguns anos.”

“Além do SXSW, e de maneira mais ampla, a criação da Plataforma de Inovação Itaú é parte do nosso movimento de construção do banco do futuro. Por meio dela queremos instrumentalizar as pessoas para a prática do pensamento inovador. A inovação está no cotidiano das pessoas, pode surgir nas pequenas ações do dia a dia e só precisamos treinar nosso olhar e pensamento para, com isso, aplicar nas mais diversas áreas e desenvolver os negócios. Os países mais inovadores estão entre os que mais crescem no mundo”, completa reforçando que o trabalho posterior ao SXSW será de downloads, sobretudo em aspectos regionais levando conteúdo para o Nordeste, Sul e outras regiões conectando tecnologia, inovação e comportamento.

Transformação em todas as frentes

O atual momento do Itaú e o investimento no SXSW reflete uma fase vivida pelo banco desde seu posicionamento estratégico. Em entrevista à Forbes Brasil, Milton Maluhy, CEO do Itaú Unibanco, destacou que sua gestão não entende a inovação concentrada em uma área específica. “Não queremos áreas de inovação, inovar é trabalho de todos”. De acordo com o CEO,  que ao chegar eliminou um nível hierárquico, o objetivo é dar mais autonomia aos líderes de negócios, humanizar as relações e tornar o processo decisório mais simples e ágil.

“Mais do que uma transformação digital, estamos no meio de um processo de transformação cultural. Ser digital não significa ter um atendimento 100% remoto, via aplicativo ou site, mas atender aos clientes nos canais, formatos e momentos mais adequados para eles. Para alguns clientes, isso significa pedir um cartão de crédito diretamente pelo aplicativo. Para outros, é ir até uma agência para conversar com gerente da conta pessoalmente e tirar dúvidas antes de contratar um crédito para financiar a casa própria”, afirmou.

Disseminação de Inovação

Renato explica que a ideia é fazer uma ponte entre o é que discutido nos principais eventos do mundo, o sistema de empreendedorismo brasileiro e o próprio sistema de inovação e intraempreendedorismo do Itaú. E que a ideia é que a cada dois ou três meses esses sistemas sejam alimentados com novas informações sobre as principais discussões que estão acontecendo no mundo. É aí que entram eventos proprietários como o Tech Founders, Cubo Conecta, entre outros.

“Esses festivais nem sempre são acessíveis para a nossa realidade, a começar pelo idioma, por exemplo. Nosso objetivo é fazer com que sejam. Por isso, vamos realizar iniciativas que facilitem o acesso do público brasileiro e da América Latina. No SXSW, por exemplo, vamos traduzir as principais palestras para o português e espanhol. É uma forma de fazer a experiência possível. E para quem não vai viajar até eles, vamos realizar aqui no Brasil alguns downloads sobre tudo o que foi discutido”, conta.

Leia mais:  Fintech brasileira premiada no SXSW movimentará mais de R$ 1 bi ao ano

Internamente, a plataforma vai estimular o intraempreendedorismo junto aos cerca de 100 mil funcionários do banco, estimulando-os a inovar para levar as melhores soluções para os clientes. Dará ferramentas também para incentivar a inovação entre clientes empreendedores, como, por exemplo, os que já participam do programa Rede Mulher Empreendedora, além de PMEs e grandes empresas. Essas ações irão se somar às iniciativas já realizadas pelo Cubo Itaú que estimulam a inovação em diferentes áreas do conhecimento e do empreendedorismo. O Cubo é uma comunidade internacional que, desde 2015, realiza a curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios e a economia.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.