Desde 2005, estima-se que o jogo Tetris tenha rendido mais de 100 milhões de downloads. Fisicamente, já foram vendidas mais de 125 milhões de cópias de um dos jogos mais conhecidos da história. Criado pelo engenheiro russo Alexey Pajitnov, em 1984, o game se beneficiou dos experimentos de guerra e da paixão de Pajitnov por jogos de quebra-cabeça.
Essa história é relembrada em Tetris, filme da Apple TV que estreou em 31 de março e conta a história do jogo. O filme mostra como um dos games mais populares do mundo conquistou jogadores ávidos por todo o planeta. Henk Rogers descobre o Tetris em 1988 e, depois, arrisca tudo viajando para a União Soviética, onde une esforços com o inventor Alexey Pajitnov para levar o jogo até as massas.
Em 1984, quando criou o Tetris, junto com seus colegas Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, ele trabalhava em um centro de pesquisa da Academia de Ciências da União Soviética, Pajitnov se inspirou em um jogo de quebra-cabeças e criou Tetris durante experimentos militares para programas de inteligência artificial.
Leia também:
- Games e eSports ganham força como opção de carreira no Brasil
- O game brasileiro que recebeu investimento de banco e explodiu no TikTok
- Para crescer além dos games, Riot aposta em conteúdo e licenciamento
No ano de1991, Pajitnov emigrou para os Estados Unidos. Cinco anos depois, junto com seu colega Vladimir Pokhilko fundou a The Tetris Company em sociedade com Henk Rogers, o grande responsável por popularizar o jogo mundialmente. De 1996 a 2005, Pajitnov trabalhou para a Microsoft.
O fenômeno Tetris garantiu a Pajitnov uma série de prêmios. Ainda em 1996, foi apontado pela GameSpot como o quarto mais influentes desenvolvedor de jogos da história. No ano de 2007, foi reconhecido pelo Game Developers Choice Awards e, em 2009, recebeu um prêmio honorário da LARA – Der Deutsche Games Award.
Veja cinco fatos sobre a trajetória do criador de Tetris:
-
Outras criações de Pajitnov
Apesar do sucesso de Tetris, Pajitnov também criou outros dois jogos, na década de 2000, foram eles Marbly e Hexic, também inspirados em jogos de quebra-cabeça. -
Mundialmente premiado
O fenômeno Tetris garantiu a Pajitnov uma série de prêmios. Ainda em 1996, foi apontado pela GameSpot como o quarto mais influentes desenvolvedor de jogos da história. No ano de 2007, foi reconhecido pelo Game Developers Choice Awards e, em 2009, recebeu um prêmio honorário da LARA – Der Deutsche Games Award. -
Ex-funcionário da Microsoft
No ano de1991, Pajitnov emigrou para os Estados Unidos. Cinco anos depois, junto com seu colega Vladimir Pokhilko fundou a The Tetris Company em sociedade com Henk Rogers, o grande responsável por popularizar o jogo mundialmente. De 1996 a 2005, Pajitnov trabalhou para a Microsoft. -
Tetris foi inspirado em um quebra-cabeças
Em 1984, quando criou o Tetris, junto com seus colegas Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, ele trabalhava em um centro de pesquisa da Academia de Ciências da União Soviética, Pajitnov se inspirou em um jogo de quebra-cabeças e criou Tetris durante experimentos militares para programas de inteligência artificial. -
Anúncio publicitário -
Especialista em reconhecimento de fala
Pajitnov estudou matemática na Escola de Aviação de Moscou, tem um mestrado na área. Se especializou em reconhecimento de fala no Centro de Computação Dorodnitsyn. À época, a tecnologia era exaustivamente pesquisada para fins militares.
Outras criações de Pajitnov
Apesar do sucesso de Tetris, Pajitnov também criou outros dois jogos, na década de 2000, foram eles Marbly e Hexic, também inspirados em jogos de quebra-cabeça.