Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Cresce a busca por micro e meso influenciadores por parte das marcas

Cresce a busca por micro e meso influenciadores por parte das marcas

De acordo com levantamento da Influency.me, 42% de seus clientes buscam gerar visibilidade por meio de criadores de conteúdo que possuem entre 10 mil e 500 mil seguidores

Andressa Barbosa
28/04/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Cerca de 42% das marcas buscam por micro e meso influenciadores pois eles possuem maior identificação com o público e as estratégias da empresa.

A Influency.me, empresa brasileira especializada em marketing de influência, fez um levantamento onde aponta que as marcas investiram entre R$ 10 mil e R$ 50 mil em influenciadores no ano de 2022, e para 2023, 67% das empresas pretendem investir anualmente neste setor. De acordo com o levantamento feito com agências de marketing e influência, 42% dos clientes buscam gerar visibilidade à marca, portanto procuram os considerados micro e meso influenciadores (que possuem entre 10 mil e 500 mil seguidores), pois eles geram mais identificação com o público e a empresa. Mas ainda assim, os objetivos podem ser traçados de maneiras distintas entre as empresas. Cerca de 39% das marcas pretendem trazer conversão (vendas, downloads e cliques) e 19% das marcas querem trazer com o marketing de influência o fortalecimento de seu branding (posicionamento).

Mesmo com o setor em alta, 53% das empresas que investiram no segmento, em 2022, não utilizam software especializado para gestão. A pesquisa obteve 400 respostas e contou com a participação de influenciadores, agências, assessores e marcas, que acabaram reforçando o fato de o Brasil ser o país que oferece maior poder de relevância aos influenciadores no momento de realizar compras. É o que explica o CEO e fundador da Influency.me, Rodrigo Azevedo. “O Brasil tem mais de 500 mil influenciadores, então escolher o influenciador ideal para cada campanha e marca é essencial para alcançar os melhores resultados”, finaliza, reforçando que é possível automatizar esse processo.

Leia também:

  • Quanto ganham os influenciadores brasileiros
  • 7 influenciadores de tecnologia e inovação para seguir no Instagram
  • Com IA e comunidades, influenciadores perdem relevância, aponta estudo

Profissionalização do setor

Os entrevistados afirmam que o portfólio dos influenciadores é atualizado a cada 15 ou 30 dias, pois cerca de 37% deles têm essa atividade como uma fonte única de renda. Além disso, 21% dos influenciadores também têm um trabalho CLT, 19% atuam como freelancer, 13% têm marca própria e 10% trabalham no mercado de afiliados ou com infoprodutos.

A criação de conteúdo em 77% é feita somente pelo influenciador, cerca de 13% dos que participaram da pesquisa afirmam ter uma equipe para trabalhar em colaboração e 10% dos profissionais contratam terceiros para ajudá-los em ações específicas.

O que é um meso influenciador?

Um meso influenciador é um indivíduo que possui de 10 mil a 100 mil seguidores em suas plataformas de mídia social. Eles são considerados intermediários entre os macro influenciadores (com mais de 100.000 seguidores) e os micro influenciadores (com menos de 10.000 seguidores). Esses influenciadores têm uma audiência diversificada e engajada, e geralmente têm uma presença regional ou nicho específico. Eles são vistos como uma opção mais acessível para marcas que procuram colaborar com influenciadores, mas ainda querem alcançar um público significativo e relevante.

Estudo da Squid mostra quem são os influenciadores dos influenciadores:

  • Virgínia Fonseca
    Divulgação/Virginia

    Virgínia Fonseca

  • Bianca Andrade
    Foto: Paulo D'Alessandro

    Bianca Andrade

  • Carlinhos Maia
    Foto: Girabank/Divulgação

    Carlinhos Maia

  • Mirella Santos

    Mirella Santos

  • Anúncio publicitário
  • Evelyn Regly

    Evelyn Regly

  • Whindersson Nunes
    Divulgação

    Whindersson Nunes

  • Rica de Marré

    Rica de Marré

  • Nina Secrets

    Nina Secrets

  • Lívia Brasil

    Lívia Brasil

  • Felipe Neto

    Felipe Neto

    Divulgação/Virginia

    Virgínia Fonseca

     

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • criador de conteúdo
    • Influenciadores
    • marketing de influência

    As mais lidas agora

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

      O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

    Últimas Notícias

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    • Foto: Scott Olson/Getty Images

      Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

    • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

      Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

    • Jorge Adorno/Reuters

      China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.