O telescópio espacial James Webb foi desenvolvido em uma parceria da Nasa, a ESA e a CSA, com o intuito de avançar nos estudos sobre o universo e colocar no espaço um observatório que consiga captar a radiação infravermelha.
Seu lançamento ocorreu no dia 25 de Dezembro de 2021 para substituir o telescópio espacial Hubble, que estava em órbita desde 1990. Desde então, ele já produziu uma série de imagens que vêm sendo estudadas, mas muito além da ciência, elas representam um show de fotos incríveis.
Confira as cinco melhores imagens do James Webb:
-
NASA/Divulgação #4
Constelação de Peixes
Setembro é um ótimo mês para observar a constelação de Peixes. Procure por suas estrelas e tente identificar a forma de um peixe no céu.O Quinteto de Stephan, um conjunto com cinco galáxias na constelação de Pegasus, foi o primeiro grupo de galáxias compactas descobertos em 1877.
-
NASA/Divulgação 2. Nebulosa de Eta Carinae ou Nebulosa Carina
Nebulosa de Eta Carinae ou Nebulosa Carina é uma das maiores e mais brilhantes nebulosas já vistas na história, posicionada a 7,6 mil anos-luz da Terra.
-
NASA/Divulgação 3. Nebulosa NGC 3132 ou Nebulosa do Anel Sul
A NGC 3132 é uma nebulosa planetária que fica localizada na constelação de Vela, por conta disso ela não para de crescer e ela está orbitando uma estrela que está prestes a morrer.
-
NASA/Divulgação 4. Planeta Júpiter, anéis e luas.
O James Webb já registrou imagens incríveis de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, e em algumas fotos aparece a Grande Mancha Vermelha, 79 luas conhecidas, os anéis e até algumas galáxias ao fundo.
-
Anúncio publicitário -
NASA/Divulgação 5. Campo Profundo de Webb
O Campo Profundo de Webb é a primeira imagem do Telescópio Espacial James Webb, o aglomerado de galáxias é uma das imagens infravermelha mais nítida e profunda do universo e possui diversos detalhes.
#4
Constelação de Peixes
Setembro é um ótimo mês para observar a constelação de Peixes. Procure por suas estrelas e tente identificar a forma de um peixe no céu.
O Quinteto de Stephan, um conjunto com cinco galáxias na constelação de Pegasus, foi o primeiro grupo de galáxias compactas descobertos em 1877.
Leia também: