A Lumx Studios, startup especializada em soluções baseadas em blockchain para marcas, recebeu um aporte da Mynt, plataforma de cripto do BTG. Com o movimento, a Mynt passa a ter 20% da startup e atuará como sócia minoritária do negócio com um assento no conselho. Criada em 2022, a Lumx protagonizou alguns projetos de destaque no ecossistema de Web3, dentre eles o lançamento de NFTs da marca Reserva que bateu recorde de vendas.
“Tem sido incrível testemunhar a rápida evolução da tecnologia blockchain, proporcionando novas possibilidades para marcas e negócios. Estamos extremamente orgulhosos em fazer parte desse espaço em constante evolução e esperamos que esse investimento impulsione ainda mais o desenvolvimento da Lumx e do ecossistema brasileiro”, afirma Gabriel Polverelli, Co-CEO da Lumx Studios.
Para simbolizar a parceria entre Lumx e Mynt, foi criado um colecionável digital colaborativo entre as duas marcas chamado “The Noise”. Ao resgatá-lo, os participantes terão acesso à comunidade da Lumx Studios no Discord, onde serão divulgados benefícios e sorteios exclusivos. A ação de resgate estará disponível até o dia 24 de abril.
Atualmente, a Lumx tem 30 colaboradores e atende clientes como Coca-Cola, Ambev e Meta. “Acreditamos que a parceria com a Munt traz grande credibilidade ao que estamos construindo e mostra que a Web3 vai além da especulação, oferecendo utilidades concretas para organizações e indivíduos.” – Caio Barbosa, Forbes Under 30 e Co-CEO da Lumx Studios que, em entrevista à Forbes Brasil, destaca o momento do ecossistema de Web3 e as oportunidades de negócios.
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Forbes Brasil – Como se comportou o ecossistema de Web3 no último ano houve algum tipo de retração ou acomodação?
Caio Barbosa – Ainda que, em termos financeiros, o mercado tenha sofrido grande diminuição de volume transacionado, estamos hoje em um cenário recorde ao observar a quantidade de empresas, desenvolvedores e usuários interagindo com a Web3. Isso nos mostra que o espaço está amadurecendo rapidamente, e que a utilidade por trás da tecnologia é o que realmente faz a diferença.
FB – Onde estão as oportunidades no mundo de web3 que podem movimentar o mercado neste ano de 2023?
Caio – Hoje o mercado está se consolidando em algumas principais teses que podem trazer a Web3 para o mainstream. Minha principal aposta é a utilização de NFTs para programas de fidelidade, de modo a transformar a forma como marcas se conectam com seus fãs, potencializando retenção, por exemplo. Esse é um movimento que grandes marcas como Nike, Adidas, e Starbucks já começaram a realizar e que já mostra sinais de grande sucesso.
FB – Como a Lumx vai investir esse capital?
Caio – Nosso grande foco será em ampliar nosso time de tecnologia para escalar nossos produtos, atender mais empresas, e impulsionar nossa atuação nos mercados brasileiro e internacional. Também investiremos em marketing para reforçar nosso posicionamento de marca, algo bem relevante para nós e que trouxe muitos resultados positivos no ano passado.
Quem é Caio Barbosa?
Na virada de 2021 para 2022, Caio Barbosa, de Bangu (RJ), criou a Lumx Studios, empresa de NFT que atingiu R$ 2 milhões de receita com coleções de NFT de fevereiro a maio. Foi responsável pelo desenvolvimento da coleção de tokens da Reserva, que bateu recorde de vendas no início do ano. Caio iniciou a graduação em engenharia mecânica na UFRJ e, por influência familiar, migrou para o direito. Aos 16 anos, fez um e-commerce de roupas importadas cujo principal canal de vendas eram grupos de Facebook. Hoje atua também no B2B, desenvolvendo infraestrutura tecnológica e auxiliando marcas em suas jornadas na Web3. “Fundei minha primeira empresa sem experiência prévia de gestão. Em nosso segundo mês de operação, fomos capazes de gerar uma receita expressiva. Conseguimos criar um time de pessoas muito capacitadas e fechamos parcerias com empresas como Coca-Cola, Ambev e Meta. 2023 já mostra sinais de que será ainda maior para nós.”
Confira os 10 NFTs mais caros da história:
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Reprodução 1. “Everydays: the First 5000 Days”
Artista: Beeple
Último lance: 11 de março de 2021
Preço: US$ 69 milhões (33 mil ETH)A obra é do artista Mike Winkelmann, conhecido profissionalmente como Beeple. Ele fotografou todos os dias, de 1° de maio de 2007 a 7 de janeiro de 2021, e juntou as imagens em uma obra, o NFT mais caro já vendido até hoje.
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Reprodução 2. “CryptoPunk #3100”
Artista: Larva Labs
Último lance: 11 de março de 2021
Preço: US$ 7,58 milhões (4,2 mil ETH)O projeto CryptoPunks, encabeçado pelo Larva Labs e seus fundadores John Watkinson e Matt Hall, utilizou algoritmos para criar uma coleção de 10 mil obras de artes em um tamanho padrão de 24 pixels por 24 pixels. As imagens trazem personagens em um estilo que mistura o retrô com o punk. O CryptoPunk de número 7.804 foi vendido no último mês por US$ 7,5 milhões.
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Reprodução 3. “CryptoPunk #7804”
Artista: Larva Labs
Último lance: 11 de março de 2021
Preço: US$ 7,57 milhões (4,2 mil ETH)Do mesmo projeto CryptoPunks, do Larva Labs, a obra número 7.804, que traz um personagem de boina com um cachimbo na boca, é a terceira arte digital mais cara da história. O NFT foi vendido no último mês por US$ 7,57 milhões pelo CEO da plataforma Figma, Dylan Field.
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Reprodução 4. “Crossroads”
Artista: Beeple
Último lance: 25 fevereiro de 2021
Preço: US$ 6,6 milhões (3 mil ETH)Mediante as incertezas provocadas pelas eleições norte-americanas do ano passado, na qual o republicano Donald Trump enfrentou o democrata Joe Biden pela presidência dos Estados Unidos, o artista Beeple decidiu leiloar um vídeo intitulado “Crossroads”, que teria duas versões, uma para cada cenário decorrente da votação. Com a vitória de Biden, o NFT assumiu sua forma final, mostrando Trump derrotado, caído no chão. A obra foi negociada no dia 25 de fevereiro pelo valor de US$ 6,6 milhões.
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Reprodução 5. “Ocean Front”
Artista: Beeple
Último lance: 20 de março de 2021
Preço: US$ 6 milhões (2,9 mil ETH)O trabalho, supostamente, fazia parte de “Everydays”, mas foi vendido separadamente. A ideia do artista era transmitir o atual desafio da mudança climática da Terra.
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Reprodução 6. Tuíte de Jack Dorsey
Autor: Jack Dorsey
Último lance: 22 de março de 2021
Preço: US$ 2,9 milhões (1,6 mil ETH)Os lances dos interessados no primeiro tuíte do polêmico fundador do Twitter Jack Dorsey, de 21 de março de 2006, cresceram após algumas semanas no mercado. O leilão foi encerrado no 15º aniversário do tuíte. No dia seguinte, o bilionário apresentou o recibo da doação feita no valor do negócio à ONG GiveDirectly, que combate a pobreza e a fome no mundo. O montante foi repassado para a campanha “Africa Response”, que pretende ajudar famílias no continente africano.
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Reprodução 7. “Death Dip”
Artista: XCOPY
Último lance: 24 de março de 2021
Preço: US$ 2 milhões (1 mil ETH)O artista londrino XCOPY trabalha exclusivamente com NFTs. Toda a sua carreira foi dedicada à venda de artes digitais em plataformas, como, por exemplo, SuperRare, Nifty Gateway e Rarible. A obra “Death Dip”, que aborda a morte, distopia e apatia, é a sua mais cara comercializada por meio do blockchain.
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Reprodução 8. “CryptoPunk #6965”
Artista: Larva Labs
Último lance: 19 de fevereiro de 2021
Preço: US$ 1,5 milhão (800 mil ETH)Da mesma coleção de 10 mil retratos do Larva Labs, o CryptoPunk de número 6.965 é o terceiro mais caro do projeto, comercializado por US$ 1,5 milhão em fevereiro deste ano. A obra traz um chimpanzé com chapéu de pescador.
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Reprodução 9. “Gunky’s Uprising”
Artista: SSX3LAU
Último lance: 28 de março de 2021
Preço: US$ 1,3 milhão (646 ETH)SSX3LAU é uma colaboração entre o DJ 3LAU, também conhecido como Justin Blau, e o artista visual Slime Sunday. A coleção “Iridescent” consiste em peças audiovisuais que combinam a música inédita de 3LAU e a animação hipnotizante de Slimesunday.
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Reprodução 10. “Metarift”
Artista: Pak
Último lance: 20 de março de 2021
Preço: US$ 1 milhão (489 ETH)Obra mais cara já vendida do artista Pak, de quem não se sabe a identidade. Sem uma conclusão certa, há quem diga que ele não é uma pessoa física, mas uma inteligência artificial desenvolvida por engenheiros.
1. “Everydays: the First 5000 Days”
Artista: Beeple
Último lance: 11 de março de 2021
Preço: US$ 69 milhões (33 mil ETH)
A obra é do artista Mike Winkelmann, conhecido profissionalmente como Beeple. Ele fotografou todos os dias, de 1° de maio de 2007 a 7 de janeiro de 2021, e juntou as imagens em uma obra, o NFT mais caro já vendido até hoje.