O James Webb, telescópio espacial que capta imagens com alta resolução, identificou um fenômeno conhecido como “monstro verde”, dentro de uma estrela que explodiu, também conhecida como supernova.
Ele está localizado a 11 mil anos luz da Terra e estava dentro dos restos da Cassiopeia A, uma estrela que explodiu cuja luz atingiu a terra pela primeira vez há 340 anos. O chamado “monstro verde” se resume em um gás brilhante.
Leia mais: Telescópio James Webb foi atingido por raios galácticos, diz a Nasa
“A Cassiopeia A representa a melhor oportunidade de observar o campo de restos de uma estrela que explodiu e fazer uma espécie de autópsia estelar para entender que tipo de estrela estava lá antes e como essa estrela explodiu”, disse Danny Milisavljevic, da Purdue University e pesquisador do programa Webb.
Captada em infravermelho, a imagem precisou ser “traduzida” para que que fique perceptível ao olho humano. “Nós o batizamos de Monstro Verde para homenagear o Fenway Park em Boston. Se você olhar de perto, notará que está marcado com o que parecem mini-bolhas”, disse Milisavljevic.
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.