Se o TikTok fosse banido amanhã, Ahmad Alzahabi saberia exatamente o que fazer. O criador sírio-americano, que atende pelo apelido de The Golden Balance, publica vídeos de si mesmo cozinhando pratos de todo o mundo. Ele fez sucesso pela primeira vez no TikTok, onde agora tem 6 milhões de seguidores, mas se o aplicativo fosse subitamente proibido nos EUA, como alguns legisladores esperam, ele diz que “iria mais fundo” em outra plataforma que já demonstrou sua longevidade: o YouTube .
“Esse é o espaço para estar, por causa de sua história”, disse ele à Forbes . “Está provado que não importa qual outra plataforma seja lançada, ela ainda é muito legítima.” Alzahabi tem 1,3 milhão de assinantes no serviço de vídeo do Google, menos que os 2 milhões que tem no Instagram, mas é seu destino preferido depois do TikTok. Ele ainda se concentraria em vídeos longos, em vez de Shorts, o clone do TikTok do YouTube, para investir mais em “qualidade do que quantidade”.
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Enquanto o Congresso e o governo Biden pressionam pela saída do TikTok dos EUA , os criadores falaram sobre como uma proibição prejudicaria suas carreiras e negócios . Mas a queda da plataforma também teria outros efeitos, disseram especialistas à Forbes : o enorme vazio deixado pelo TikTok, um dos formadores de opinião culturais mais importantes do momento, deixaria a porta aberta para concorrentes como YouTube e Instagram, que copiaram o aplicativo chinês e seus recursos na tentativa de replicar parte de seu prestígio social. Diante dessa incerteza, alguns criadores estão refazendo contratos, pensando em estratégias específicas do YouTube ou Instagram e se preparando para mais saturação nas plataformas que restam.
“Acho que o YouTube está se sentindo muito proativo e encorajado”, disse um ex-executivo do YouTube à Forbes . “Embora o algoritmo do TikTok seja incomparável, o do YouTube e o do Instagram são bons o suficiente. Acho que seria bem rápido as pessoas esquecerem o TikTok e irem direto para as outras plataformas.”
O YouTube se recusou a comentar, exceto para observar que o uso do Shorts aumentou para 50 bilhões de visualizações diárias em dezembro. A Meta, dona do Instagram, não respondeu a um pedido de comentário. (Em outubro, a Meta disse que o Reels recebe 140 bilhões de “plays” por dia no Instagram e no Facebook, o que inclui quando os vídeos começam automaticamente, bem como quando alguém clica em play.) A porta-voz do TikTok, Maureen Shanahan, observou que o TikTok é usado por 150 milhões de americanos. e 5 milhões de empresas nos EUA, mas se recusou a fornecer números de visualizações diárias. “O TikTok tomou medidas sem precedentes para construir confiança, protegendo dados e sistemas de usuários dos EUA em solo americano, e estamos confiantes de que nossos esforços abordam todas as preocupações de segurança nacional”, disse ela, em um comunicado.
Alzahabi disse que não está perdendo o sono com as conversas sobre uma proibição, porque legisladores e reguladores há anos tentam fechar o popular aplicativo, temendo supostos laços com o Partido Comunista Chinês. Ainda assim, o frenesi atingiu um pico febril nas últimas semanas. O Congresso, a Casa Branca e metade dos estados dos EUA já proibiram o aplicativo em dispositivos governamentais. No mês passado, o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA (CFIUS) exigiu que a ByteDance, dona do TikTok, vendesse sua participação na plataforma ou enfrentaria uma proibição, após três anos de negociações. Na semana seguinte, o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, recebeu uma crítica bipartidária dos legisladores da Câmara em uma acalorada audiência no Congresso .
Tanto o YouTube quanto o Instagram lançaram seus clones do TikTok, chamados Shorts e Reels, respectivamente, em 2020, anos depois que o TikTok emergiu como um recém-chegado ameaçador. Embora ambos os serviços tenham feito incursões, o TikTok suplantou o YouTube e o Instagram em algumas áreas cruciais. Crianças e adolescentes agora passam mais tempo assistindo a vídeos no TikTok do que no YouTube, segundo dados da empresa de tecnologia Qustodio. Quanto ao Instagram, os usuários estão gastando apenas um décimo do tempo assistindo Reels em comparação com TikToks, de acordo com o Wall Street Journal.
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Embora o que acontecerá se o TikTok for banido seja principalmente especulativo, há pelo menos um lugar onde não é hipotético. Em junho de 2020, o governo indiano proibiu o TikTok devido a preocupações com a possível vigilância chinesa. O YouTube lançou o Shorts lá três meses depois – o primeiro mercado do produto – e se tornou um sucesso instantâneo. Em questão de meses, o YouTube disse que o serviço estava obtendo 3,5 bilhões de visualizações diárias. O YouTube não divulga números de usuários por país, mas os criadores dizem que as visualizações da Índia dominam regularmente seus relatórios analíticos. Outros aplicativos indianos com ofertas de formato curto, incluindo Moj e Roposo, também floresceram, de acordo com o Economic Times.
Existem, é claro, diferenças importantes nesses mercados, mas a ironia dos problemas do TikTok é que ele poderia ajudar significativamente os grandes gigantes da tecnologia, que os legisladores dos EUA tentam controlar há anos, disse Coye Cheshire, professor de psicologia social da Escola de Informação da UC Berkeley. “Já sabemos que há uma enorme popularidade nesses vídeos curtos. Não acho que esse desejo seja intrínseco apenas ao TikTok”, disse ele. “Se aquele jogador importante não está lá de repente, torna-se algo que você pode migrar para o YouTube e o Instagram.”
A comoção também está fazendo com que pessoas em outras partes do ecossistema criador formem “planos de contingência” como precaução, disse Petar Mandich, diretor de talentos da Addition, uma agência de gerenciamento de talentos de mídia social com sede em Los Angeles. Nas últimas duas semanas, sua empresa vem reformulando os acordos legais que alguns clientes têm com as marcas.
Kat Buno, uma vlogger de 22 anos que publica tendências de casais, tutoriais de maquiagem e conteúdo de jogos, disse que discutiu o que faria sem o TikTok com outros criadores. “Se o TikTok for banido, todo o meu foco estará no YouTube”, disse Buno à Forbes . “Esse é literalmente meu único plano.”
Mas ela se preocupa com o que aconteceria se o TikTok desaparecesse repentinamente e os criadores descessem em massa para o YouTube e o Instagram. Ela teme que essas plataformas fiquem “saturadas” e tornem as coisas mais difíceis para todos. Buno também observa que diferentes tipos de conteúdo funcionam melhor em várias plataformas. O TikTok, por exemplo, é melhor para vídeos “autênticos”, enquanto os vídeos do YouTube tendem a ter maior valor de produção (embora às vezes os Shorts sejam apenas TikToks reaproveitados). Ela se pergunta como a cultura do YouTube mudaria em um mundo sem o TikTok, onde mais criadores migram para o YouTube.
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Embora o YouTube e o Instagram possam receber uma injeção de ânimo com a proibição do TikTok, o desaparecimento de um grande concorrente pode estagnar a inovação para essas plataformas – um importante princípio da teoria antitruste. O TikTok sempre foi o favorito dos criadores porque lança novos recursos, filtros e ferramentas fáceis de usar com rapidez e frequência. Por outro lado, os criadores reclamaram dos limites das ferramentas do YouTube e do Instagram. Até o YouTube parece saber disso: “TikTok – ByteDance – é uma empresa incrivelmente desconexa que se move rápido e não tem medo de correr riscos”, disse Kevin Ferguson, diretor de operações e parcerias do YouTube para Shorts, à Forbes .em dezembro. “O que podemos aprender com o TikTok – e o que estamos aprendendo – é a velocidade de execução.” Ele é qualificado de maneira única para fornecer essa visão: antes de ingressar no YouTube, Ferguson era chefe da América do Norte para o Musical.ly, o aplicativo que se transformou no TikTok e ajudou a liderar seu rebranding após ser adquirido pela ByteDance.
Mesmo que o Google e o Meta engolissem todos os engenheiros e designers do TikTok no caso de uma proibição, eles ainda não seriam capazes de agir tão rápido, disse Cheshire, por causa das burocracias e da burocracia dessas empresas. “A cultura corporativa não vai funcionar”, disse ele. “Pode não aparecer no dia 1, mas aparecerá no dia 60.”
Por enquanto, a situação é fluida e ninguém sabe o destino do TikTok. Mas as perguntas ilustram a importância de diversificar a distribuição de conteúdo, para que os criadores não fiquem à mercê de uma plataforma específica, disse Mandich. Ele sempre transmitiu essa mensagem a seus clientes, mas tem falado mais sobre isso nos últimos dias. “É um lembrete de que você não pode colocar todos os ovos na mesma cesta”, disse ele.