Sam Altman, CEO da OpenAI e um dos criadores do ChatGPT chega ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 18, para participar de um evento no Museu do Amanhã, realizado pela Fundação Lemann.
De acordo com Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, organizadora do evento, a inovação e os avanços da tecnologia devem ser discutidos e pensados a favor de transformações relevantes para a sociedade. “Essa é uma oportunidade importante para aprofundar reflexões em torno da Inteligência Artificial, seus riscos e como ela pode contribuir para o hoje e o futuro do Brasil”.
“O diálogo e a ampla participação de toda a sociedade nesse debate serão fundamentais para irmos mais longe e mais rápido rumo a um país justo e avançado, onde todos têm a oportunidade de ampliar o seu potencial e gerar impacto positivo”, completa Mizne. Segundo a Fundação Lemann, o objetivo do evento é contribuir para que inovação e tecnologia sejam contempladas na busca por soluções para os principais desafios sociais enfrentados no Brasil.
Leia também
- O que é ChatGPT e como ele pode ser útil no dia a dia
- Tudo o que você precisa saber sobre o novo ChatGPT
- 5 aplicações práticas do ChatGPT que vão do estudo às compras
Em entrevista recente à Forbes, Sam destacou, dentre vários temas, que o ChatGPT é complementar a outras tecnologias que já existem. “Não acho que o ChatGPT [substitua a Pesquisa]. Mas acho que algum dia, um sistema de IA poderia. Mais do que isso, porém, acho que as pessoas estão perdendo totalmente a oportunidade se você estiver focado nas notícias de ontem. Estou muito mais interessado em pensar sobre o que está além da pesquisa. Não me lembro o que fizemos antes da pesquisa na web, sou meio jovem demais.”
Quem é Sam Altman?
Sam Altman é um empreendedor e investidor americano de tecnologia, nascido em 22 de abril de 1985 em Chicago, Illinois. Ele é conhecido por sua carreira bem-sucedida na área da tecnologia e por suas diversas contribuições como investidor.
Altman começou sua carreira no setor de tecnologia aos 19 anos, quando fundou uma empresa de software para gerenciamento de eventos estudantis chamada Loopt. Em 2008, ele vendeu a empresa por US $ 43,4 milhões para a Green Dot Corporation.
Após a venda da Loopt, Sam Altman assumiu vários cargos importantes em empresas de tecnologia de destaque. Ele trabalhou como presidente da startup de pagamentos móveis inicialmente conhecida como ZenPayroll, que agora é conhecida como Gusto. Altman também foi CEO da Y Combinator, uma das principais aceleradoras de startups do Vale do Silício, entre 2016 e 2019.
Leia também:
- Em resposta ao ChatGPT, Google dobra aposta em IA e leva o Bard a 180 países
- Além de Linda Yaccarino, do Twitter, conheça outras líderes da tecnologia
- Google lança ferramentas de IA para acelerar aprovações de planos de saúde
Como investidor, Sam Altman já fez investimentos em diversos empreendimentos de tecnologia em fase inicial, incluindo Airbnb, Stripe e Dropbox. Ele também é investidor anjo em várias outras empresas de tecnologia. Além disso, em 2020, foi anunciado que ele se juntaria à OpenAI, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos dedicada à inteligência artificial.
A habilidade empreendedora e as contribuições significativas de Altman para a indústria de tecnologia foram reconhecidas por muitas organizações, incluindo a Forbes, que o nomeou entre as “30 pessoas com menos de 30 anos que estão mudando o mundo” em 2011.
Além de seu envolvimento na tecnologia, Sam Altman também é conhecido por suas opiniões políticas. Ele foi um dos principais apoiadores da campanha presidencial de 2020 de Andrew Yang, que promoveu a ideia de uma renda básica universal em todo o país.
Veja as funcionalidades do Google Bard ausentes no ChatGPT:
-
Getty Images Pesquisa na internet em tempo real
O Bard está conectado à internet e oferece respostas em tempo real.
-
Getty Images Pesquisa por comando de voz
No Bard o usuário poderá abrir o microfone e realizar a pesquisa através do comando da voz.
-
Getty Images Exportar o texto gerado
Após fornecer a resposta, o usuário tem a possibilidade de importar o texto para o Gmail ou o Google Docs.
-
Getty Images Fazer resumos de páginas da web
O Google Bard pode fazer resumos de links de páginas da web.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images Fornecer múltiplos rascunhos da resposta
O Bard oferece respostas nos tamanhos pequeno, médio e grande para atender as necessidades do usuário.
-
Getty Images Explicação de links e códigos
O usuário poderá colocar um comando ou um link no Bard que ele irá responder para que serve aquele arquivo.
-
Getty Images Sugestão de pesquisas relacionadas às suas perguntas
Quando o usuário realizar uma pergunta sobre determinado assunto, o Bard irá sugerir pesquisas relacionadas a pergunta, assim como já funciona no mecanismo atual de busca do Google.
-
Getty Images Planejamentos de viagens
O Bard poderá fazer um roteiro de viagem com os melhores pontos turísticos para se visitar em qualquer lugar do mundo.
Pesquisa na internet em tempo real
O Bard está conectado à internet e oferece respostas em tempo real.