A Airbus recentemente revelou o seu novo conceito de estação espacial. Batizada de Loop, o projeto tem um aspecto muito mais moderno e pretende tornar as estadias de longo prazo fora da Terra confortáveis para astronautas e visitantes. Para auxiliar na operação espacial, a estação também é preparada com equipamentos e experimentos científicos.
Leia também:
- Nasa vai explorar asteroide que vale mais do que a economia global
- Quem são os inovadores que ajudarão a NASA a retornar à Lua?
- Nasa conclui 1ª fase do projeto que prevê envio de humanos de volta à Lua
Com a experiência dos 20 anos de operação da Estação Espacial Internacional (ISS), a Loop possui também uma atualização tecnológica pensada para ser modular, podendo ser atualizada com as tecnologias que forem surgindo com o tempo.
O módulo orbital tem oito metros de diâmetro, 20 centímetros de espessura e cada módulo é capaz de ser um laboratório inteiro, o que lhe dá um volume muito superior ao dos módulos da ISS. Apesar do tamanho assustador, a estação espacial é projetada para se adequar a próxima geração de foguetes superpesados.
A Airbus publicou uma nota que foi divulgada para a imprensa, afirmando que a Loop oferece diversas opções para os passageiros e astronautas. “Uma abordagem modular permite que os clientes da Airbus Loop adaptem a seleção do convés aos seus requisitos e objetivos de missão individuais. Os operadores podem optar por substituir qualquer um ou todos os três decks por opções projetadas individualmente de acordo com seus respectivos objetivos de missão”.
No design original, a Loop é dividida em três níveis, contando com um Deck de Habitação e um Deck de Ciência. Além disso, a parte principal é a Centrífuga que quando ativada pode simular condições de gravidade para os habitantes. Cada módulo pode acomodar durante um curto período de tempo até 8 astronautas.
Através de um túnel os decks podem se conectar e no centro de todos existe uma estrutura de estufa, possibilitando um ambiente mais seguro dentro do espaço chamado pela Airbus de “porto seguro”.
Veja algumas imagens da Loop:
-
Divulgação/Airbus O espaço de trabalho é inédito na exploração espacial.
-
Divulgação/Airbus Há espaço para estufas para o cultivo de alimentos.
-
Divulgação/Airbus Vista interna do módulo multipropósito, mostrando a entrada do Túnel.
-
Divulgação/Airbus Cada estação poderá ser montada ao gosto ou necessidade do cliente.