O skatista Bob Burnquist lançará uma exposição de NFTs com momentos inéditos da carreira dentro das pistas de skate. O lançamento, em parceria com a marca brasileira de streetwear Reserva, ocorrerá no NFT.Brasil entre os dias 2 e 4 de junho, no Pavilhão da Bienal dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Leia também:
- Conheça 10 marcas que já faturam milhões com NFTs
- Entenda por que 2023 pode ser o ano da retomada dos NFTs
- 5 times de futebol brasileiros que já possuem NFTs
A lenda mundial do skate conheceu o Bitcoin através de um amigo e decidiu investir na moeda, agora com a coleção de shapes pintados à mão em NFTs, que além de serem colecionáveis digitais, o comprador poderá ter também o item de arte físico. “Estamos lançando um projeto com os Pistol Birds da Reserva e cada NFT será uma arte única minha. Muita arte em shape. Teremos uma exposição imersiva e muito bacana que será lançada em primeira mão no NFT.Brasil”, conta Burnquist.
Tecnologia e Inclusão social
Esta será a primeira vez que a exposição internacional de NFTs acontecerá na capital paulista, o evento deste ano visa impulsionar os tokens não fungíveis como uma ferramenta de expressão ambiental, social e artística, e também conectar o Brasil com os principais mercados de Web3 do mundo.
Parte dos ingressos do evento serão destinados para comunidades que fazem parte do G10 Favelas, conhecido como o maior grupo de favelas do mundo, para promover a inclusão e acesso ao universo dos NFTs entre jovens periféricos da região de São Paulo. Os organizadores do evento querem proporcionar um ambiente educacional para engajar jovens da periferia nas aplicabilidades dos NFTs e parte da renda arrecadada irá para investimentos em ações das favelas do G10.
Além de Bob Burnquist, as mentes pensantes por trás do evento são os organizadores Marco Affonseca, gestor do MAAC Hub, casa de inovação focada em Web3 e NFT localizada em São Paulo; Edvam Filho, Co-Founder do NFT.Rio e da Carabela, Co-realizadora do NFT.Rio; Lucas Santiago, Founder do NFT.Brasil e diretor na Carabela.
“Acreditamos que as novas tecnologias estão sendo usadas para construção de uma internet descentralizada que seja capaz de criar novas oportunidades de mercado que ainda não chegaram ao Brasil. Queremos que o evento seja o principal agregador de comunidades e projetos da área, estimulando o protagonismo nacional na cena global e provocar a sociedade brasileira a pensar em futuros desejáveis a partir dessas novas tecnologias”, destaca Edvam Filho.
Mercado de NFTs
Os NFTs são ativos digitais individuais que normalmente são comercializados em forma de arte, mas com a expansão do recurso, ele é vendido dentro dos mercados da música, esportes, jogos, arte e moda. De acordo com um relatório publicado pela Verified Market Research (VMR), o mercado de NFTs pode arrecadar cerca de US$ 231 bilhões (R$ 1,13 trilhão) até o ano de 2030, o que representa 33,7% de aumento no setor. A consultoria Statista revela que o Brasil é o segundo maior mercado de NFTs do mundo, com 5 milhões de proprietários de NFTs, ficando atrás apenas da Tailândia, que possui 5,6 milhões de proprietários.
Conheça 10 marcas que já faturam milhões com NFTs:
-
Getty Images 10. VESTUÁRIO E ROUPAS
Mais conhecida: Nike (75,4%)
Mais utilizada: Nike (57,7%) -
Divulgação/Dolce & Gabbana Dolce & Gabbana – US$ 25 milhões (R$ 123 milhões)
-
Getty Images Tiffany – US$ 12 milhões (R$ 59 milhões)
-
Divulgação/Gucci Gucci – US$ 11,5 milhões (R$ 56 milhões)
-
Anúncio publicitário -
Divulgação/Adidas Adidas – US$ 10,9 milhões (R$ 53 milhões)
-
Divulgação/Budweiser Budweiser – US$ 5,8 milhões (R$ 28 milhões)
-
Getty Images Time Magazine – US$ 4,6 milhões (R$ 22 milhões)
-
Divulgação/Bud Light Bud Light – US$ 3,9 milhões (R$ 19 milhões)
-
Divulgação/AO AO – US$ 1,6 milhão (R$ 7 milhões)
-
Divulgação/Lacoste Lacoste – US$ 1,1 milhão (R$ 5 milhões)
10. VESTUÁRIO E ROUPAS
Mais conhecida: Nike (75,4%)
Mais utilizada: Nike (57,7%)