O dia 3 de maio foi muito importante para o fundador e CEO da Dia Estúdio, Rafael Dias, após 16 anos de carreira e por trás de grandes canais do YouTube, o empresário lançou seu maior projeto, a Dia TV, uma emissora online com grade de programas 24h por dia e 100% gratuita. Rafael conversou com a Forbes Brasil sobre seu novo empreendimento e relembrou grandes momentos da sua carreira.
De Florianópolis, Rafa se formou em televisão e cinema na George Brown College no Canadá, e ainda em 2007 enxergou todas as possibilidades que a internet poderia ter. Rafa já passou por diversas emissoras e empresas, mas o que colocou ele no radar das grandes marcas foi seu vídeo portfólio, que chamou a atenção da MTV que o convidou para dirigir vários programas da casa, o empresário fundou seu primeiro programa, “Programa de um cara só”, onde ele entrevistava grandes nomes da internet da época, o que provou para ele que a produção de conteúdo online era o futuro.
Com toda essa visão sobre o digital, Rafa iniciou a Dia Estúdio, “Uma empresa focada em produzir para a internet” afirma Rafa. Com um portfólio de canais próprio, a Dia já abriu uma programação semanal o que chamou a atenção de plataformas e fortificou a empresa com as marcas. “O nosso trabalho sempre foi muito de bastidor, e isso ao longo dos anos foi fazendo o reconhecimento da marca.”
Leia também:
- 7 influenciadores de tecnologia e inovação para seguir no Instagram
- Quanto ganham os influenciadores brasileiros
- Cresce a busca por micro e meso influenciadores por parte das marcas
O canal no Youtube, Depois Das Onze, é um dos grandes cases de sucesso da marca, com quase 648 milhões de visualizações, o canal de Thalita Meneghim e Gabie Fernandes que foi um sucesso para jovens de uma geração e trouxe muito reconhecimento para a marca.
A veia inovadora da Dia e de Rafa não nasceu em 2023, com o lançamento da Dia TV. Desde sua fundação a Dia Estúdio sempre quis trazer inovação para o online, prova disso são os programas, reality shows e lives que a marca produziu, entre eles Rafa citou o “Corrida Das Blogueiras” e “5 dias ao vivo”.
O começo da Dia Tv veio de uma necessidade do público de ter uma programação linear. “Foi por causa da Dia que muitos jovens voltaram a assistir televisão com a família na sala de casa” Afirma Rafa. O projeto teve início em 2022, quando o empresário se questionava sobre sua carreira e queria retornar às suas origens de ser diretor e não somente o empresário por trás de tudo.
“No início da Dia eu era 100% diretor e 0% empresário, após 10 anos me tornei 100% empresário e 0% diretor.” O que fez com que Rafa pensasse em parar de administrar sua empresa, mas após conversas com seus sócios, ele iniciou o projeto da Dia Tv.
O que é a DiaTV.
A DiaTV, é primeira TV feita por criadores de conteúdo e com programação diária, 24 horas, com transmissão exclusivamente pela internet, estreou na quarta-feira (03) às 20h, ao vivo no YouTube, Facebook e LinkedIn (perfis Dia Estúdio) e no TikTok (perfil DiaTV). Com uma média de seis horas diárias de ao vivo, a DiaTV contará com programas inéditos e também grandes sucessos produzidos pela Dia Estúdio. Assim que a exibição do programa termina, os conteúdos ficam disponíveis em formato de VOD nos canais da Dia Estúdio ou perfis dos 13 canais dos criadores que são apresentadores da TV, que somados atingem mais de 87 milhões de seguidores.
Para a Forbes Brasil, Rafa revelou que o investimento inicial da DiaTV foi de R$ 10 milhões, valor que corresponde ao faturamento líquido da Dia Estúdio em 2022 e foi integralmente investido na DiaTV. “Além disso, temos ampliado nossa estrutura, sobretudo nos últimos dois anos (para todos os projetos da Dia Estúdio), incluindo a inauguração de uma nova sede e novo estúdio, com 1.000 m², e novos equipamentos.”
Desafios de uma emissora online
Durante a conversa com a Forbes Brasil, Rafa ressaltou alguns desafios de iniciar um projeto tão ambicioso como a DiaTV. “ Os desafios hoje, são de engenharia. A gente está fazendo algo que ninguém fez, e o maior desafio é não ter tecnologia. Então quando estamos falando de uma programação 24h por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês, que não sai do ar, as plataformas estão tendo que entender em que momento eles consolidam esses dados.”
Leia também:
- 7 influenciadores de tecnologia e inovação para seguir no Instagram
- Quanto ganham os influenciadores brasileiros
- Cresce a busca por micro e meso influenciadores por parte das marcas
Possibilidades da DiaTV
Durante a primeira semana de emissora, o público já começou a fazer pedidos, segundo Rafa, os espectadores em Smart Tv’s cresceu durante o período e muitos deles já cobraram uma parceria com as grandes marcas, como por exemplo a Samsung, que já está em conversa com os produtores da DiaTV.
Como a DiaTV gera Dinheiro
Rafael frizou que em nenhum momento o objetivo da DiaTv é se tornar um streaming pago. A monetização vem da publicidade dentro da emissora podendo comprar programas dentro da grade. “A ideia da monetização é termos anúncios antes dos programas, anúncio nos “breaks” e dentro da programação” Afirma Rafa.
Com uma semana no ar, a Dia já consegue ver os frutos de seu novo empreendimento, somente nesses 7 dias a audiência da emissora soma 10 milhões de views, além de ver as tags nas redes sociais ganhando destaque, como por exemplo as hashtags #streiaDiaTV, #LoreLive e #Defrentecomblogueirinha ficou nos Trend Topics do Twitter durante o lançamento da emissora.
A grade da DiaTV traz programas de variados temas, como musicais, humor, reality shows, notícias de cultura pop, sustentabilidade, turismo, talk show e gastronomia, com os criadores dando o tom das atrações.
Você pode conferir alguns deles no carrossel abaixo:
-
Atua ou Surta e Foca no rolê
-
De frente com bloguerinha e DiaCast
-
GastronoDiva LoreLive
-
Noite estúdio e Papel Pop News
-
Anúncio publicitário -
Pra Variar e Reage Gata
-
Toma que o Mic é teu e Tem que sustentar Toma que o Mic é teu e Tem que sustentar
-
Tá Pronto! e Só tem no Brasil. Tá Pronto! e Só tem no Brasil.
-
Sente o clima. Sente o clima.
Atua ou Surta e Foca no rolê