Para entender os hábitos de consumo dos gamers latino-americanos, a Visa mapeou os pagamentos feitos a estabelecimentos comerciais vinculados a jogos eletrônicos em 17 países da América Latina e Caribe. O levantamento considerou todas as transações de 2022.
A primeira descoberta é que os países com maior índice de penetração de pagamentos em sites e aplicativos de games estão na América Central e no Caribe, sendo que Nicarágua, Jamaica e Panamá têm índice de penetração de pagamentos acima da média da região.
A análise da equipe de Visa também buscou saber quais os tipos de pagamento mais usados por esse público e descobriu que os consumidores de alguns países – entre os quais, Brasil, Trinidad e Tobago, Colômbia, Uruguai e Argentina – usam principalmente cartões de crédito para comprar games. Por outro lado, os de Porto Rico, Bahamas, Costa Rica, El Salvador e Honduras dão preferência ao débito quando pagam em sites e apps.
Leia também
- O que é ChatGPT e como ele pode ser útil no dia a dia
- Tudo o que você precisa saber sobre o novo ChatGPT
- 5 aplicações práticas do ChatGPT que vão do estudo às compras
“É muito importante compreender o cenário dos jogos eletrônicos e entender a oportunidade, a dinâmica e o tamanho do mercado. Estamos trabalhando com clientes e parceiros para desenhar a próxima geração de proposta de valor a partir dos insights proporcionados por esses dados”, diz Javier Vázquez, vice-presidente sênior da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe.
A equipe também descobriu os dias e horários em que mais ocorrem compras de jogos eletrônicos com credenciais Visa. Segundo a análise, os consumidores da América Latina e Caribe costumam comprar à noite – 43% dos pagamentos – e os dias com mais transações são sexta e sábado. De todos os países analisados, Uruguai, Costa Rica, Colômbia e Chile são os que mais transacionam à noite – mais de 50% das compras – e nos finais de semana.
Na análise, a referência a Gamer é usada para quem joga games (jogos eletrônicos) em computadores pessoais (PCs), dispositivos móveis ou consoles usando conteúdo online, baixado e outros apps. Os países analisados foram: Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Uruguai.
Veja abaixo alguns dos perfis e profissionais que compõem a indústria dos games e e-sports no Brasil:
-
Cerol, atleta fundador do Fluxo
-
Amanda “Mands” Toledo, influenciadora da B4
-
Julia “Jelly” Iris, jogadora de Valorant da Loud
-
Bruno “Buzz” Rodrigues, head de e-e-sports da Los Grandes
-
Anúncio publicitário -
Sher “Transcuerecer” Machado, streamer da INTZ
-
Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da BlackDragons e Forbes Under 30
-
Bruno “PlayHard” Bittencourt, fundador da Loud e Forbes Under 30
-
Rodrigo “El Gato”, fundador da Los Grandes
-
Divulgação/Pamela Anastácio Nobru, fundador do Fluxo e Forbes Under 30
-
Flakes Power, streamer e Forbes Under 30
-
Gorila, além de streamer também é consultor
Cerol, atleta fundador do Fluxo