Se houver três tópicos de “palavras da moda” que certamente foram responsáveis por uma boa quantidade de hype nos últimos anos, eles seriam gêmeos digitais, IA generativa e o metaverso.
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No entanto, um campo em que eles estão, sem dúvida, gerando mais do que apenas hype é o de jogos e design 3D, onde empresas como Unity e Epic Games estão puxando os cordões conectando esses tópicos de tecnologia promissoras.
As plataformas Epic Games e Unity são as mais conhecidas por alimentar muitos dos games mais populares da história, mas também universalmente usadas para criar designs 3D experimentais, ambientes de realidade virtual e todos os tipos de simulações para os mercados industrial e de lazer.
Para discutir essa convergência e o potencial que ela oferece para democratizar o acesso ao design 3D em tempo real, recentemente tive a oportunidade de conversar com Marc Whitten, presidente de criação da Unity.
Falamos sobre algumas das maneiras pelas quais a inteligência artificial (IA) – em particular, a nova classe emergente de aplicativos generativos de IA como ChatGPT e Stable Diffusion – em breve tornará mais fácil para qualquer pessoa criar simulações de gêmeos digitais e experiências e ambientes interativos em 3D. Isso tem o potencial de revolucionar muitos setores que já adotaram com entusiasmo essas tecnologias – incluindo jogos, automotivo, manufatura e saúde.
Mas o potencial não para por aí. Além de democratizar o processo criativo, os benefícios, sem dúvida, também serão percebidos durante o “tempo de execução” – quando os usuários poderão interagir com simulações, gêmeos digitais e ambientes imersivos usando linguagem natural, extraindo as informações e insights de que precisam em tempo real.
Ele me disse: “Quando você conecta [ambientes simulados em 3D] com linguagem natural e ferramentas baseadas em IA, você pode literalmente perguntar ‘ei, computador, o que está acontecendo no chão de fábrica?’ ou ‘quais são os três principais problemas aos quais preciso prestar atenção agora?’”
Nesta situação teórica, um líder supervisiona a operação de suas dependências ou instalações por meio de uma representação gráfica 3D em tempo real. Pode ser uma fábrica, instalações de varejo ou esportivas ou de entretenimento, como um parque temático ou um estádio esportivo. Visualizando em uma tela, por meio de um fone de ouvido de realidade virtual (VR) ou até mesmo como imagens sobrepostas à visão do mundo real com óculos de realidade aumentada (AR), eles podem assistir a previsões do que acontecerá na frente deles em tempo real.
Poderia isso – em vez dos ambientes 3D caprichosos dos mundos 3D da Meta Horizons ou Decentraland – ser a verdadeira visão de como o tão falado metaverso se desenrolará?
Cada vez mais, empresas e indústrias estão entrando no mundo dos jogos para ajudá-los a alcançar essa visão – porque é aí que está o conhecimento.
Nos anos 90, a tecnologia gráfica 3D evoluiu a ponto de os videogames começarem a se afastar das imagens bitmap bidimensionais no estilo Pac-Man que caracterizaram suas duas primeiras décadas de existência.
Desde então, os desenvolvedores de jogos, usando ferramentas como Unity e Unreal Engine, ultrapassaram os limites quando se trata de criar mundos simulados e realistas. Agora, essa expertise está sendo aproveitada por empresas como as responsáveis pela criação do novo Aeroporto de Vancouver – que construiu uma simulação 3D realista antes de pegar uma única ferramenta de construção. Ou fabricantes de automóveis como a Daimler, que adotou a tecnologia de seus aplicativos configuradores usados pelos compradores para escolher opções para novos veículos.
Indo além desses aplicativos existentes, Whitten gosta de olhar para um futuro em que todas as indústrias estão transformando seus dados estáticos e planos em modelos 3D em tempo real para remodelar sua cadeia de valor desde o início.
Sua opinião é que esse amadurecimento envolverá empresas começando com um gêmeo digital “representativo” – onde um ambiente 3D é reconhecível como o ambiente, processo ou sistema que está modelando. Em seguida, eles progredirão para um gêmeo digital “conectado” e para um gêmeo “dados ao vivo”. Isso descreve um nível de maturidade em que a simulação é informada por dados coletados do mundo real por sensores e scanners, permitindo que o modelo seja atualizado à medida que ocorre.
Ele se refere ao estágio seguinte e final (neste modelo) de maturidade como o “gêmeo preditivo”.
Ele diz: “Isso é parte da beleza de conectar essas coisas por meio de um mecanismo de tempo real. 3D em tempo real significa que é físico, então você pode avançar o relógio e dizer, dadas essas condições, vamos simular o próximo período de tempo. Com base nos dados reais que chegam, além dos dados simulados daqui para frente.
“O que isso nos diz sobre o que devemos agir? Esse tipo de informação fluindo pela empresa permitirá que todos tomem decisões muito mais ricas e mais rápidas.”
De volta ao mundo dos jogos – Whitten vê aplicações para IA generativa e tecnologia de linguagem natural que prometem criar experiências mais ricas e imersivas para os jogadores do futuro.
Mais uma vez, ele fala sobre os benefícios no estágio criativo – onde a IA generativa reduzirá a carga de trabalho associada à criação de conteúdo e ambientes, permitindo que os designers simplesmente descrevam o que desejam criar, em vez de criar tudo meticulosamente com ferramentas de modelagem 3D.
E os jogadores irão interagir com personagens não-jogadores (NPCs) que são dotados de inteligência aparentemente realista e habilidades de conversação. Em outras palavras – não há mais guardas de identidade patrulhando as cidades medievais ou estações espaciais de nossos ambientes de jogo.
No entanto, dar vida a essa visão empolgante significaria desenvolver maneiras de incorporar o processamento de IA no loop do jogo de maneira economicamente viável.
“Porque os jogos podem ter 100 milhões de pessoas jogando – e se todos eles tiverem que acessar a nuvem para fazer IA e descobrir o que um NPC vai dizer, isso custaria muito dinheiro.”
Este é um problema que a Unity tem trabalhado para resolver, no entanto, e a computação de borda provavelmente fará parte da solução – com redes neurais de menor escala rodando nos próprios dispositivos dos jogadores. Talvez não produzindo tanto poder de processamento quanto o GPT-4, mas certamente o suficiente para fazer os NPCs de hoje parecerem os brinquedos de madeira com os quais nossos avós brincavam.
No geral, Whitten me disse que está extremamente entusiasmado com o impacto que essas três tendências de tecnologia de ponta terão nos jogos, bem como na indústria em geral e na economia em geral.
Ele me disse: “A missão na Unity é acreditar que o mundo é melhor com mais criadores, entenderemos coisas que nunca tivemos a chance de fazer antes, essas coisas parecerão mais vivas e reais porque podemos confundi-las com IA… e isso levará a coisas extraordinárias.”
*Bernard Marr é um autor best-seller internacional, palestrante popular, futurista e consultor estratégico de negócios e tecnologia para governos e empresas.
(traduzido por Andressa Barbosa)