A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos revelou planos para construir uma espaçonave para explorar o cinturão principal de asteroides pela primeira vez – e pousar em um raro asteroide “vermelho”.
Acredita-se que a região do sistema solar, entre Marte e Júpiter, abriga quase todos os asteroides conhecidos.
A Emirates Mission to the Asteroid Belt (EMA) estudará os blocos de construção do sistema solar e também “investigará o potencial de asteroides ricos em água como um recurso utilizável”, de acordo com um comunicado de imprensa da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos.
Com lançamento previsto para 2028, o MBR Explorer levará sete anos e fará uma jornada de cinco bilhões de quilômetros, manobras de assistência à gravidade em torno de Vênus, Terra e Marte, antes de atingir seu primeiro asteroide alvo em fevereiro de 2030.
Atualmente, a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos tem uma sonda orbitando Marte chamada Hope como parte da extremamente bem-sucedida Emirates Mars Mission (EMM) – a primeira missão espacial do país – que chegou ao planeta vermelho em 2021.
Leia também:
- Nasa vai explorar asteroide que vale mais do que a economia global
- Quem são os inovadores que ajudarão a NASA a retornar à Lua?
- Nasa conclui 1ª fase do projeto que prevê envio de humanos de volta à Lua
O Cinturão de Asteroides Principal é dominado por quatro mundos—Ceres, Vesta, Pallas e Hygiea—embora a nova missão acabe tendo como alvo um asteroide vermelho muito especial chamado (269) Justitia .
O asteroide vermelho (269) Justitia tem 50 km de diâmetro e acredita-se que tenha materiais orgânicos complexos em sua superfície e tenha se formado perto de Netuno .
A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos anunciou o início da Missão dos Emirados no Cinturão de Asteroides (EMA), o primeiro levantamento já realizado do principal cinturão de asteroides além de Marte.
Seu encontro com (269) Justitia em 2034 será indiscutivelmente o ponto alto de toda a missão, já que a espaçonave lançará um módulo de pouso na superfície do asteroide.
Asteroides que já se aproximaram da Terra:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.