Nos primórdios da era dos PCs, que se concentrava principalmente em usuários corporativos, e antes que os preços dessas máquinas fossem baixos o suficiente para atrair consumidores, conversei com um importante executivo da indústria. Ele compartilhou uma visão que foi muito importante para minha compreensão do mundo de tecnologia. O executivo me contou que estava prestes a lançar um novo produto de comunicação móvel e que o mesmo era voltado para um grupo específico de usuários.
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Ele acreditava que, embora os PCs pudessem atender a um amplo conjunto de necessidades dos usuários, ao mesmo tempo era o primeiro produto a enfatizar a importância de fornecer soluções verticais usando a tecnologia do computador pessoal. Naquele caso, ele estava pegando um PC, colocando seu conceito e estrutura em uma espécie de miniatura e transformando-o em uma ferramenta de comunicação móvel, focada em mercados verticais nos quais a comunicação móvel atenderia a necessidades específicas.
Hoje, todos nós usamos as principais mídias sociais como um veículo abrangente para compartilhar diversas informações em nossas redes. No entanto, nossos interesses e necessidades são personalizados com base em nossas histórias de vida e preferências.
Consequentemente, criamos nossa própria experiência de mídia social com foco vertical em sites de mídia social ampla, como Facebook e Twitter, e outros que podem ser mais tópicos específicos. A única grande exceção é o LinkedIn, que tem um foco puramente em redes de negócios.
No meu caso, uso principalmente o Facebook para manter contato com familiares e amigos e passar por cima de qualquer outra coisa que não seja do meu interesse. Eu uso o Twitter para me manter atualizado sobre as últimas notícias e, ocasionalmente, vejo comentários interessantes.
Os grandes sites de mídia social também se tornaram veículos de publicidade mais amplos, postando anúncios que não me interessam. Nesse sentido, os sites tradicionais de mídia social estão perdendo muitos usuários, que agora os veem como veículos corporativos para promover produtos e serviços.
Esse declínio é parcialmente impulsionado por algoritmos defeituosos que nunca entendem genuinamente as necessidades e interesses de um indivíduo. Como resultado, embora os principais sites de mídia social permaneçam, vemos o crescimento de novos sites com foco em necessidades e interesses mais específicos.
Por exemplo, o NextDoor surgiu como um poste de vedação local para os bairros das pessoas. Mastadon criou comunidades dedicadas com base nos interesses das pessoas. O foco principal do Snap é conectar pessoas a familiares e amigos.
No futuro, vejo a mídia social se tornando mais voltada para o fornecimento de mais sites para interesses específicos com base nas necessidades do consumidor.
Essa estratégia existe na mídia impressa e, mais recentemente, em sites de conteúdo baseados na Web. Existem revistas e sites dedicados a noivas e casamentos. Existem revistas e sites dedicados a todos os tipos de interesse. No meu caso, sou mergulhador, chef amador, fã de gastronomia e entusiasta de carros, então procuro conteúdo baseado na Web que atenda aos meus interesses.
Algumas dessas revistas “verticais” criaram redes sociais com ideias semelhantes, mas muitas usam sites de mídia social amplos como Facebook, Instagram, etc., para atingir seu público. Um bom exemplo disso, para mergulhadores, são os sites de extensão de mergulho em mídia social, como Ocean Ramsey, DeepBlu, Girls that Scuba e Padi, o principal grupo de certificação de mergulho.
No entanto, suspeito que sites de mídia social amplos possam perder muito fôlego no futuro, pois sites mais dedicados e que atendem às necessidades de pessoas com interesses semelhantes se tornarão mais populares. Mas, mais importante, afastará os usuários de gastar tempo em sites de mídia social em geral, aumentando o tempo em sites de mídia social direcionados para seus interesses e comunidades com interesses semelhantes.
Essa tendência de mídia social baseada em interesses pode atrair publicidade significativa para longe dos principais sites de mídia social. Por exemplo, usando meu exemplo de interesse de mergulho, as empresas de equipamentos de mergulho terão prazer em anunciar em mídias sociais dedicadas ao mergulho e estarão menos inclinadas a anunciar em sites de mídia social mais amplos.
Os principais sites de mídia social continuarão a existir. Mas sites de mídia social dedicados e que entendem e atendem mais diretamente às necessidades e interesses de seus usuários são uma ameaça aos sites convencionais. Esse crescimento é o futuro das mídias sociais e se tornará mais focado verticalmente.
*Tim Bajarin é escritor e fala sobre o impacto da indústria de tecnologia nos mercados de PC e CE.
(traduzido por Andressa Barbosa)