O cofundador da Apple, Steve Wozniak, tornou-se a mais recente figura de destaque a alertar sobre os perigos representados pela inteligência artificial (IA). À medida que ferramentas como o ChatGPT se tornam mais sofisticadas, Wozniak diz que a tecnologia pode se tornar uma arma online em golpes e informações incorretas. Falando com a editora de tecnologia da BBC, Zoe Kleinman , Wozniak pediu a regulamentação da IA e acha que o conteúdo deve ser claramente rotulado.
“A IA é tão sofisticada que está aberta aos maus jogadores, aqueles que querem enganar você sobre quem são”, disse Wozniak à BBC. Não é a primeira vez que ele se manifesta contra a IA. No final de março, Elon Musk, co-fundador da OpenAI, controladora do ChatGPT, e Wozniak estavam entre os que assinaram uma carta aberta alertando sobre os perigos da IA.
Leia também:
- 7 influenciadores de tecnologia e inovação para seguir no Instagram
- Quanto ganham os influenciadores brasileiros
- Cresce a busca por micro e meso influenciadores por parte das marcas
“Nos últimos meses, os laboratórios de IA travaram uma corrida fora de controle para desenvolver e implantar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém – nem mesmo seus criadores – pode entender, prever ou controlar de forma confiável”, diz a carta. Wozniak disse à BBC que não é possível parar a IA. Em vez disso, ele disse que as pessoas deveriam ser mais bem educadas para detectar fraudes e tentativas de roubar suas informações pessoais.
Especialistas dizem que o alerta de Wozniak soa verdadeiro. “Estamos vendo ataques de phishing incrivelmente parecidos com humanos como nunca antes testemunhamos”, diz Jake Moore, consultor global de segurança cibernética da ESET. Isso é um acréscimo ao “áudio e até vídeo falsos, brilhantemente projetados, a disseminação selvagem de desinformação, juntamente com um poderoso malware destinado a contornar as defesas comuns e o anti-malware”.
A velocidade com que a IA se desenvolveu preocupa aqueles que olham para o futuro dos ataques – e não sem razão, diz Moore.
Leia também:
- Games e eSports ganham força como opção de carreira no Brasil
- O game brasileiro que recebeu investimento de banco e explodiu no TikTok
- Para crescer além dos games, Riot aposta em conteúdo e licenciamento
Ele acha que rotular a IA “quase definitivamente falhará” devido à quantidade que já está sendo usada. “A intervenção do governo é vital, mas precisamos administrar essas expectativas – pois o controle da besta será quase impossível com a tecnologia avançada em constante aprimoramento e quando o policiamento for mais difícil nas jurisdições.”
Lidar com a ameaça da IA também depende dos usuários, diz Moore. “É importante ensinar ao público que ver nem sempre é acreditar e que as pessoas saibam que precisamos ser cautelosos mais do que nunca.”