Com o lançamento dos iPhones 5c e 5s em 2013, a Apple apresentou o que seria considerado sua maior revolução de software até então: o iOS 7. Hoje, quase 10 anos depois dessa atualização, os iPhones e iPads evoluíram muito. Para acompanhar esses avanços, a Apple faz upgrades anuais dos seus softwares. Veja, segundo análise da Forbes Brasil, quais os principais avanços de cada atualização:
-
iOS 7
Como dito anteriormente, o iOS 7 trouxe um design 100% novo, com novos teclados, ícones e interface, em um layout mais limpo e simples para o usuário. Os grandes destaques desta atualização foram a nova tela multitarefa, que tornava mais fácil a troca entre apps, e a central de controle que foi adicionada nos aparelhos, facilitando o acesso a funções como Wi-fi, modo avião, controles de música e a aplicativos nativos, como o de câmera e calculadora.
-
iOS 8
Falando sobre design, a Apple não alterou praticamente nada. Na realidade, daqui para frente a empresa optou por desenvolver funcionalidades do software. Lançado em 2014, o iOS 8 introduziu novos recursos, focados na experiência do usuário.
Os destaques dessa atualização foram o suporte a teclado de terceiros, que permitia ao usuário adicionar teclados alternativos com designs diferentes e funções que não estavam presentes no teclado nativo do iPhone.
As notificações interativas também foram uma grande novidade no iOS 8, permitindo que o usuário executasse ações com as notificações, como responder diretamente da tela de bloqueio ou da central de notificações.
O app de Saúde também foi adicionado nessa atualização, que servia como um hub central para coletar dados de saúde e condicionamento físico do usuário.
-
iOS 9
Lançado em 2015, o iOS 9 introduziu novos recursos, melhorias e refinamento para otimizar a experiência do usuário.
Nessa atualização, a Siri estava mais inteligente. A assistente virtual começava a oferecer sugestões e recomendações personalizadas baseada nos padrões de usabilidade.
O app de notas também recebeu uma atenção especial da Apple. O aplicativo agora tinha funções de criar listas de verificação, inserir fotos e desenhar esboços no próprio app. Também foi adicionada a lixeira nas notas.
O modo “pouca bateria” nasceu nessa atualização. Quando ativada, a função otimizava o desempenho do dispositivo para prolongar a longevidade da carga.
Além dessas novidades, o iOS 9 trouxe o aplicativo “News” e teve funções de segurança e privacidade aprimoradas com o 3D touch.
-
iOS 10
Essa versão foi lançada em 2016. A interface foi levemente alterada para melhorar a experiência do usuário.
A nova tela de bloqueio é o principal destaque entre as novidades. Redesenhada, a clássica mensagem “Deslize para desbloquear” foi alterada para “Pressione o botão home”. As interações com as notificações também melhoraram nessa atualização.
O 3D touch, introduzido em 2015 no iPhone 6s, ganhou mais destaque. Ele introduziu ações mais interativas e contextuais para os apps, alternâncias do Centro de Controle e visualização de notificações, tornando mais rápido as funcionalidades dos aplicativos.
O app News e Apple Music também ganharam destaque nessa atualização, além do novo aplicativo Home App, um hub com o objetivo de controlar e gerenciar dispositivos domésticos inteligentes
-
Anúncio publicitário -
iOS11
O iOS 11 foi um lançamento importante para a Apple. Essa versão trouxe mudanças de design e novos recursos.
Uma nova Central de Controle consolidou todas as operações em uma só página. A função arrastar e soltar também ganhou destaque com uma atualização que permite arrastar e soltar conteúdo entre apps no iPad.
A App Store foi redesenhada e a Siri recebeu melhorias, incluindo uma voz mais natural e a capacidade de responder a perguntas mais difíceis. A função “Não perturbe ao dirigir” também foi um destaque da atualização.
-
iOS 12
O iOS 12 foi anunciado na WWDC em junho de 2012. Essa versão introduziu vários recursos e atualizações focadas em melhorar o desempenho, a estabilidade e a experiência do usuário. Uma das adições significativas do iOS 12 foi o “memoji”, que permitia a criação de personagens “animoji” com base na aparência do usuário. Essa versão trouxe também o Screen Time, para monitorar e gerenciar o uso do dispositivo, e o Group FaceTime.
-
iOS 13
O iOS 13 foi lançado oficialmente em 2019. Os principais recursos dessa atualização foram o modo escuro, Lembretes e Fotos totalmente reformulado, com nova interface e uma visão da biblioteca mais organizada. O teclado QuickPath e a Siri receberam aprimoramentos, como voz mais natural, capacidade de ler mensagens recebidas em voz alta e sugestões personalizadas nos aplicativos.
-
iOS 14
Lançado em setembro de 2020, o iOS 14 introduziu a biblioteca de apps, que organiza automaticamente todos os aplicativos instalados em categorias e oferece uma maneira simples de acessá-los. Os tão famosos Widgets também nasceram nessa versão – eles acabaram redesenhados e poderiam ser adicionados na tela inicial.
A Siri foi redesenhada e a Apple introduziu o Picture-in-Picture, que permite aos usuários assistir a vídeos ou realizar chamadas do FaceTime enquanto usam outros aplicativos.
-
iOS 15
O iOS 15 foi lançado em 2021 e trouxe algumas melhorias para os aparelhos, incluindo o modo Focus para notificações personalizadas, aprimoramentos do FaceTime, com áudio espacial e visualização em grade. Também ofereceu notificações redesenhadas, mapas aprimorados com novos recursos, como exploração de cidades em 3D, Live Text para extrair texto de imagens e recursos de privacidade aprimorados.
-
iOS 16
A última atualização oficial da Apple foi o iOS 16, que trouxe uma nova tela de bloqueio, melhoria nas notificações e a adição de Widgets que interagem com apps.
Nessa versão, você pode personalizar mais sua tela de bloqueio, adicionando fontes, cores e widgets. Agora você também pode editar uma mensagem que acabou de enviar no aplicativo de mensagens. A câmera também recebeu uma atualização especial, que torna possível destacar o fundo e copiar textos de vídeos em tempo real.
iOS 7
Como dito anteriormente, o iOS 7 trouxe um design 100% novo, com novos teclados, ícones e interface, em um layout mais limpo e simples para o usuário. Os grandes destaques desta atualização foram a nova tela multitarefa, que tornava mais fácil a troca entre apps, e a central de controle que foi adicionada nos aparelhos, facilitando o acesso a funções como Wi-fi, modo avião, controles de música e a aplicativos nativos, como o de câmera e calculadora.