A euforia em torno do Apple Vision Pro, óculos de realidade mista da Apple, não se dá apenas pelo histórico de inovação da empresa, mas também, porque o device traz algumas tecnologias inéditas. No caso do último lançamento da dona do iPhone, a novidade é o Optic ID, que utiliza biometria por meio da leitura da íris. Apesar de proporcionar uma experiência diferente aos usuários, o sistema trouxe um outro grande esforço para a Apple: a privacidade.
Veja os principais lançamentos da Apple desde 2001:
-
2001
iPodFoi lançado em 23 de outubro de 2001. O dispositivo foi apresentado com a campanha publicitária “1.000 músicas no seu bolso” e inicialmente era compatível apenas com computadores Macintosh. Mais tarde, a Apple lançou versões compatíveis com o Windows e expandiu a capacidade de armazenamento do dispositivo. O iPod foi um marco na indústria da música e mudou a forma como as pessoas ouviam e compravam música.
-
Guettyimages 2006
Macbook ProO MacBook Pro foi lançado em 10 de janeiro de 2006 pela Apple durante a Macworld Expo em São Francisco, Estados Unidos. O laptop substituiu o PowerBook G4, que era o principal laptop da Apple na época. O MacBook Pro foi o primeiro laptop da Apple a usar processadores Intel e apresentou uma aparência completamente nova em comparação aos modelos anteriores do PowerBook.
-
Getty Images #1
2007
Chega o iPhone!
“Aqui está o nosso telefone. É um iPod, um telefone e um navegador web, todos combinados em um único dispositivo”
Steve Jobs -
T3 Magazine/Getty Images 2008
Macbook AirO MacBook Air foi lançado em 15 de janeiro de 2008 pela Apple durante a Macworld Expo em San Francisco, nos Estados Unidos. O laptop foi apresentado pelo então CEO da Apple, Steve Jobs, como o “notebook mais fino do mundo” na época, medindo apenas 0,76 polegadas na parte mais espessa e pesando cerca de 1,36 kg. O MacBook Air tinha um tela de 13,3 polegadas, teclado retroiluminado e um trackpad multitoque, além de uma bateria que durava até cinco horas.
-
Anúncio publicitário -
Apple/Divulgação 2010
iPadO iPad foi lançado em 3 de abril de 2010 pela Apple. O dispositivo foi apresentado como um tablet com uma tela sensível ao toque de 9,7 polegadas e recursos que permitiam a reprodução de mídia, navegação na web, leitura de livros eletrônicos e a execução de aplicativos projetados especificamente para o iPad.
-
Getty Images 2014
Apple PayO Apple Pay foi lançado em 20 de outubro de 2014 pela Apple. O aplicativo permite que os usuários façam pagamentos móveis usando seu iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac. O Apple Pay usa a tecnologia NFC (near-field communication) para facilitar as transações de pagamento sem contato, além de permitir a segurança dos usuários ao não armazenar informações do cartão de crédito ou débito no dispositivo.
-
David Phelan 2015
Apple WatchO Apple Watch foi lançado em 24 de abril de 2015 pela Apple. O relógio inteligente é um dispositivo vestível que permite aos usuários monitorar sua atividade física, receber notificações e executar aplicativos diretamente de seus pulsos. O Apple Watch também inclui recursos como a capacidade de fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto e controlar dispositivos domésticos inteligentes.
-
SOPA Images/Getty Images #4
AirPods (2016)
Os fones de ouvido sem fio que conquistaram o mercado
Os AirPods oferecem praticidade e qualidade de som, tornando-se um acessório indispensável para muitos usuários.
2001
iPod
Foi lançado em 23 de outubro de 2001. O dispositivo foi apresentado com a campanha publicitária “1.000 músicas no seu bolso” e inicialmente era compatível apenas com computadores Macintosh. Mais tarde, a Apple lançou versões compatíveis com o Windows e expandiu a capacidade de armazenamento do dispositivo. O iPod foi um marco na indústria da música e mudou a forma como as pessoas ouviam e compravam música.
O método de autenticação biométrica embarcado no Apple Vision Pro, o equivalente ao Touch ID e o Face ID, usa sistemas avançados de câmeras, sensores e outras tecnologias, inclusive de inteligência artificial, que potencializam sua operacionalidade. Mesmo em casos de gêmeos idênticos, a íris é diferente, o que torna o sistema seguro.
Leia também:
- Os desafios da Apple com o iPhone 14 e as expectativas para o iPhone 15
- Muito além do Vision Pro: veja os principais lançamentos da Apple desde 2001
- Conheça 5 concorrentes diretos do Apple Vision Pro
A mesma tecnologia já foi adotada por outras marcas, inclusive a Samsung, mas especialistas reforçam a sofisticação do que foi apresentado pela empresa na semana passada.