As comunidades são tão relevantes no universo dos games que, em muitos casos, tomam proporções que extrapolam o próprio jogo. É o caso da Surprise, um coletivo de 5,2 milhões de pessoas que existe no Fortnite e que, agora, está sendo lançado oficialmente também com estratégias de negócios.
Capitaneada por Luiz Alencar, sócio da 3C Gaming, e em parceria com dois criadores nativos do Fortnite, Gabriel “Vetz” Bourdot e Valter “JuninhOMG”, os conteúdos da Surprise são gerados por uma network composta por mais de 16 criadores que juntos alcançam 73 milhões de visualizações nas redes sociais.
Idealizada em meio ao fenômeno dos UGC (User Generated Content), conteúdos gerados por usuários, os seis jogos dentro do Fortnite (Surprise City, 1v1 Surprise, Surprise Prison Break, Surprise Pirate War, Surprise City Survival, Surprise LLama Power) são diariamente atualizados com o feedback dos jogadores, garantindo uma experiência nova a cada momento.
Leia também:
Recentemente, a Samsung América Latina ampliou sua presença online no universo dos videogames com a entrada na Surprise City, onde iniciou a construção do edifício Samsung Gaming House. O prédio, que será inaugurado no final do mês, contará com três andares e apresentará diversas atividades imersivas, disponíveis a todos os jogadores que entrarem na ilha.
Veja as maiores bilheterias das adaptações de games:
-
Universal Pictures/Divulgação 1. Super Mario Bros. O Filme (2023) – US$ 830 milhões
O filme Super Mario Bros. é atualmente a maior bilheteria de 2023, lucrando o total de US$ 678 milhões em menos de um mês após o lançamento. Apesar do grande sucesso nas telas dos cinemas, a avaliação no site Rotten Tomatoes é de 54% de aprovação e alguns críticos de cinema avaliaram o filme como “raso”.
-
Divulgação/Blizzard 2. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) – US$ 439,0 milhões
O filme Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, lançado em 2016, é uma adaptação fiel do jogo Warcraft: Orcs & Humans, lançado no ano de 1994. O filme foi realizado em uma parceria entre a Legendary Pictures e a desenvolvedora de jogos Blizzard e custou em torno de US$ 150 milhões para ser produzido. Porém, os produtores obtiveram um resultado inesperado sem conquistar o público em geral e agradando somente aos fãs do videogame.
-
Legendary Entertainment/Divulgação 3. Detective Pikachu (2019) – US$ 433,2 milhões
O filme é inspirado no jogo homônimo lançado em 2016 pela Nintendo, portanto não segue fielmente tudo o que acontece no videogame. O filme agradou o público de diferentes faixas etárias e os críticos ficaram impressionados com o resultado final, no site Rotten Tomatoes teve 79% de aprovação e arrecadou cerca de US$ 400 milhões.
-
Sony Entertainment/Divulgação 4. Uncharted: Fora do Mapa (2022) – US$ 401,7 milhões
Uncharted é a uma das séries de jogos de maior sucesso dentro da mais recente geração do Playstation, com isso, o filme Uncharted: Fora do Mapa, estrelado por Tom Holland, causou muita expectativa por parte do público pois este seria o primeiro trabalho do ator depois do último filme do Homem–Aranha. O filme foi uma grande surpresa em 2022 e teve 90% de aprovação no site Rotten Tomatoes.
-
Anúncio publicitário -
Sony Pictures Animation/Divulgação 5. Angry Birds: O Filme (2016) – US$ 352,3 milhões
Angry Birds: O Filme não foi tão aclamado pela crítica. Porém, a adaptação do jogo mobile lançado pela empresa finlandesa Rovio rendeu uma boa bilheteria para os produtores do longa-metragem a ponto de produzir a sequência Angry Birds 2: O Filme, lançada em 2019.
-
Paramount Pictures/Divulgação 6. Resident Evil: O Capítulo Final (2016) – US$ 312,2 milhões
O último filme da série Resident Evil é rodeado de polêmicas, como por exemplo, o vazamento detalhado do roteiro do filme logo após o fim das gravações. A história revisitou alguns fatos vistos anteriormente durante a saga, mas não conquistou o público como o esperado pelos produtores, tanto que no site Rotten Tomatoes teve 47% de aprovação do público.
-
Paramount Pictures/Animation 7. Sonic: O Filme (2020) – US$ 306,8 milhões
Antes mesmo de ser lançado, Sonic: O Filme gerou polêmicas pois no trailer de divulgação o personagem principal aparecia com uma imagem mais realista, o que descaracterizou o personagem. A Paramount Pictures alterou as características do personagem, mas a expectativa do público diminuiu drasticamente. Apesar disso, o filme teve aprovação de 93% no site Rotten Tomatoes e garantiu uma sequência com Sonic: O Filme 2, lançado em 2022, e Sonic: O Filme 3, com previsão de lançamento para dezembro de 2024.
1. Super Mario Bros. O Filme (2023) – US$ 830 milhões
O filme Super Mario Bros. é atualmente a maior bilheteria de 2023, lucrando o total de US$ 678 milhões em menos de um mês após o lançamento. Apesar do grande sucesso nas telas dos cinemas, a avaliação no site Rotten Tomatoes é de 54% de aprovação e alguns críticos de cinema avaliaram o filme como “raso”.
O Fortnite acumula no mundo mais de 500 milhões de contas de usuários e, apenas na Surprise, já são mais de 5,2 milhões de gameplays nos últimos três meses, se tornando um palco aberto para ativações conectadas diretamente com jogadores que passam, em média, 50 minutos explorando os mapas desenvolvidos pelo coletivo.
Para o CEO da 3C Gaming e Forbes Under 30, Renan Philip, “a Surprise culmina tudo que aprendemos com a evolução dos mercados de e-sports, criadores, marcas e plataformas em uma empresa que cria um vínculo direto com a comunidade, indo no núcleo do nosso relacionamento com eles: os games.”