O Sol afeta diretamente o Planeta Terra e isso também traz alguns desafios e preocupações de cientistas. Uma delas é a tempestade solar de grandes proporções. Fruto de erupções solares, o fenômeno é raro, mas quando acontece, tem potencial de interferir não só no clima da Terra, mas também na comunicação, já que as ondas magnéticas interferem diretamente nos satélites no entorno do planeta.
Leia também:
- Nasa vai explorar asteroide que vale mais do que a economia global
- Quem são os inovadores que ajudarão a NASA a retornar à Lua?
- Nasa conclui 1ª fase do projeto que prevê envio de humanos de volta à Lua
Para lidar com a situação de modo preventivo, a Nasa e o Departamento de Energia dos EUA desenvolveram uma tecnologia baseada em inteligência artificial que emite um alerta até 30 minutos antes de uma erupção solar. O Sol está a 10 milhões de quilômetros da Terra. A plataforma foi batizada de Dagger e é capaz de identificar erupções solares e campos magnéticos que se movam em direção à Terra.
Conheça 5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
Um estudo publicado na revista Space Weather relatou os primeiros testes da ferramenta. “Com esta IA, agora é possível fazer previsões globais rápidas e precisas e tomar decisões em caso de tempestade solar, minimizando — ou mesmo prevenindo — a devastação da sociedade moderna”, disse Vishal Upendran, do Centro Interuniversitário de Desenvolvimento da Índia. De acordo com os cientistas envolvidos, o aviso permitirá que empresas se preparem para reduzir danos de comunicação, energia e interrupção de serviços.