Em parceria com o Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado de São Paulo, a Intel anunciou a primeira edição do AI For Youth no Brasil. O programa ensina técnicas e habilidades da Inteligência Artificial para capacitar estudantes e inseri-los no mercado de tecnologia da informação.
Leia também:
- O que é inteligência artificial generativa?
- Maior investidora de e-sports, Intel usa os games para acelerar inovação
- Por que 2023 será o ano da inteligência artificial?
O programa tem como objetivo capacitar jovens de 13 a 19 anos a criarem seus próprios projetos de impacto, adquirindo habilidades em ciência de dados, visão computacional, codificação, e no entendimento da construção de soluções de IA. A estrutura conta com instrutores capacitados para o ensino e mais de 40 professores treinados, o que permite que eles troquem experiências com outros educadores. Dentro do curso os alunos têm contato com os conceitos sobre entendimento de IA, o uso de ferramentas e a criação de soluções.
O programa AI For Youth pretende colaborar com governos de 30 países e ensinar mais de 30 milhões de jovens ao redor do mundo até o final desta década. Atualmente, o projeto está presente em outras localidades da América Latina, como Argentina, Costa Rica e México.
De acordo com Gisselle Ruiz Lanza, diretora-geral da Intel para a América Latina, “em 2020, assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países e 30 mil instituições em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades de inteligência artificial até 2030. Atualmente, expandimos a Intel Digital Readiness Programs globalmente, colaborando com 27 países, permitindo 23 mil instituições e capacitando mais de 4 milhões de pessoas”.