Anualmente, a Apple realiza o Worldwide Developers Conference (WWDC), seu segundo principal evento do ano, ficando atrás em expectativa somente do lançamento do novo iPhone, que deve ocorrer em setembro. Neste, o foco é apresentar, principalmente ao público técnico, de desenvolvedores, as principais novidades e atualizações da empresa para o próximo ano. Mesmo sendo destinado a esse público, no entanto, este também é um evento sempre muito aguardado pelos fãs.
Nesta edição, em especial, há uma grande expectativa em relação a um device em especial: os óculos de realidade mista da Apple. Nas últimas semanas, várias notícias tratavam do aumento da euforia em torno do equipamento que vem sendo desenvolvido há alguns anos. Em seguida vêm as atualizações com o iOS 17, nova versão do sistema operacional da Apple. Veja abaixo alguns dos temas que devem estar presentes no WWDC 2023.
A nova versão do iOS
Os detalhes do iOS 17, em especial os mais técnicos, devem estar na pauta principal do evento. A nova versão do sistema deve ser batizada de Aurora. Apesar da euforia usual em torno da novidade, especialistas apontam que poucas mudanças devem ocorrer, principalmente focadas na experiência.
iPad, MacBook e companhia
Além do iOS 17, os sistemas dos principais equipamentos da Apple também estarão na pauta. Novos recursos para iPad, Apple TV, Apple Watch e MacBook compõem a lista de novidades. Geralmente, essas temos anúncios de novos recursos e atualizações.
Leia também:
- Exclusivo: Apple revela novo acabamento do iPhone15
- Apple revela iPhone 14 na cor amarela com surpresas extras
- Apple Watch Ultra 2: vazamento sugere design deslumbrante
Óculos de realidade mista
Há alguns anos, o mercado já espera a apresentação dos óculos de realidade mista da Apple, o que inclui tecnologias como AR, VR integradas a uma plataforma de Mixed Reality, realidade mista em português. A expectativa é que ele finalmente chegue em 2023.
Inteligência Artificial
A Siri, principal sistema conversacional da Apple, deve se potencializar com novidades de inteligência artificial, o tema do ano. Ela deve ficar mais rápida, com respostas complexas e melhor elaboradas frutos da aplicação de IA generativa, a mesma do ChatGPT.
Saúde, design, privacidade…
Dentre as outras novidades estão as atualizações para saúde, um segmento sempre importante para a empresa, além de design, questões de privacidade e uma série de outras coisas. O WWDC 2023 ocorre na segunda-feira, 5, será transmitido ao vivo às 14h, de Brasília, pela AppleTV ou diretamente no site da Apple.
Confira todas as versões do sistema operacional da Apple desde o iOS 7:
-
iOS 7
Como dito anteriormente, o iOS 7 trouxe um design 100% novo, com novos teclados, ícones e interface, em um layout mais limpo e simples para o usuário. Os grandes destaques desta atualização foram a nova tela multitarefa, que tornava mais fácil a troca entre apps, e a central de controle que foi adicionada nos aparelhos, facilitando o acesso a funções como Wi-fi, modo avião, controles de música e a aplicativos nativos, como o de câmera e calculadora.
-
iOS 8
Falando sobre design, a Apple não alterou praticamente nada. Na realidade, daqui para frente a empresa optou por desenvolver funcionalidades do software. Lançado em 2014, o iOS 8 introduziu novos recursos, focados na experiência do usuário.
Os destaques dessa atualização foram o suporte a teclado de terceiros, que permitia ao usuário adicionar teclados alternativos com designs diferentes e funções que não estavam presentes no teclado nativo do iPhone.
As notificações interativas também foram uma grande novidade no iOS 8, permitindo que o usuário executasse ações com as notificações, como responder diretamente da tela de bloqueio ou da central de notificações.
O app de Saúde também foi adicionado nessa atualização, que servia como um hub central para coletar dados de saúde e condicionamento físico do usuário.
-
iOS 9
Lançado em 2015, o iOS 9 introduziu novos recursos, melhorias e refinamento para otimizar a experiência do usuário.
Nessa atualização, a Siri estava mais inteligente. A assistente virtual começava a oferecer sugestões e recomendações personalizadas baseada nos padrões de usabilidade.
O app de notas também recebeu uma atenção especial da Apple. O aplicativo agora tinha funções de criar listas de verificação, inserir fotos e desenhar esboços no próprio app. Também foi adicionada a lixeira nas notas.
O modo “pouca bateria” nasceu nessa atualização. Quando ativada, a função otimizava o desempenho do dispositivo para prolongar a longevidade da carga.
Além dessas novidades, o iOS 9 trouxe o aplicativo “News” e teve funções de segurança e privacidade aprimoradas com o 3D touch.
-
iOS 10
Essa versão foi lançada em 2016. A interface foi levemente alterada para melhorar a experiência do usuário.
A nova tela de bloqueio é o principal destaque entre as novidades. Redesenhada, a clássica mensagem “Deslize para desbloquear” foi alterada para “Pressione o botão home”. As interações com as notificações também melhoraram nessa atualização.
O 3D touch, introduzido em 2015 no iPhone 6s, ganhou mais destaque. Ele introduziu ações mais interativas e contextuais para os apps, alternâncias do Centro de Controle e visualização de notificações, tornando mais rápido as funcionalidades dos aplicativos.
O app News e Apple Music também ganharam destaque nessa atualização, além do novo aplicativo Home App, um hub com o objetivo de controlar e gerenciar dispositivos domésticos inteligentes
-
Anúncio publicitário -
iOS11
O iOS 11 foi um lançamento importante para a Apple. Essa versão trouxe mudanças de design e novos recursos.
Uma nova Central de Controle consolidou todas as operações em uma só página. A função arrastar e soltar também ganhou destaque com uma atualização que permite arrastar e soltar conteúdo entre apps no iPad.
A App Store foi redesenhada e a Siri recebeu melhorias, incluindo uma voz mais natural e a capacidade de responder a perguntas mais difíceis. A função “Não perturbe ao dirigir” também foi um destaque da atualização.
-
iOS 12
O iOS 12 foi anunciado na WWDC em junho de 2012. Essa versão introduziu vários recursos e atualizações focadas em melhorar o desempenho, a estabilidade e a experiência do usuário. Uma das adições significativas do iOS 12 foi o “memoji”, que permitia a criação de personagens “animoji” com base na aparência do usuário. Essa versão trouxe também o Screen Time, para monitorar e gerenciar o uso do dispositivo, e o Group FaceTime.
-
iOS 13
O iOS 13 foi lançado oficialmente em 2019. Os principais recursos dessa atualização foram o modo escuro, Lembretes e Fotos totalmente reformulado, com nova interface e uma visão da biblioteca mais organizada. O teclado QuickPath e a Siri receberam aprimoramentos, como voz mais natural, capacidade de ler mensagens recebidas em voz alta e sugestões personalizadas nos aplicativos.
-
iOS 14
Lançado em setembro de 2020, o iOS 14 introduziu a biblioteca de apps, que organiza automaticamente todos os aplicativos instalados em categorias e oferece uma maneira simples de acessá-los. Os tão famosos Widgets também nasceram nessa versão – eles acabaram redesenhados e poderiam ser adicionados na tela inicial.
A Siri foi redesenhada e a Apple introduziu o Picture-in-Picture, que permite aos usuários assistir a vídeos ou realizar chamadas do FaceTime enquanto usam outros aplicativos.
-
iOS 15
O iOS 15 foi lançado em 2021 e trouxe algumas melhorias para os aparelhos, incluindo o modo Focus para notificações personalizadas, aprimoramentos do FaceTime, com áudio espacial e visualização em grade. Também ofereceu notificações redesenhadas, mapas aprimorados com novos recursos, como exploração de cidades em 3D, Live Text para extrair texto de imagens e recursos de privacidade aprimorados.
-
iOS 16
A última atualização oficial da Apple foi o iOS 16, que trouxe uma nova tela de bloqueio, melhoria nas notificações e a adição de Widgets que interagem com apps.
Nessa versão, você pode personalizar mais sua tela de bloqueio, adicionando fontes, cores e widgets. Agora você também pode editar uma mensagem que acabou de enviar no aplicativo de mensagens. A câmera também recebeu uma atualização especial, que torna possível destacar o fundo e copiar textos de vídeos em tempo real.
iOS 7
Como dito anteriormente, o iOS 7 trouxe um design 100% novo, com novos teclados, ícones e interface, em um layout mais limpo e simples para o usuário. Os grandes destaques desta atualização foram a nova tela multitarefa, que tornava mais fácil a troca entre apps, e a central de controle que foi adicionada nos aparelhos, facilitando o acesso a funções como Wi-fi, modo avião, controles de música e a aplicativos nativos, como o de câmera e calculadora.