No mundo imobiliário, uma “desmontagem” é quando você demole completamente uma casa ou outro edifício para construir um novo. Isso geralmente é feito quando se decide que uma reforma será muito cara ou as mudanças muito significativas.
Embora Elon Musk não tenha feito uma desmontagem completa do Twitter desde que adquiriu a plataforma de mídia social no ano passado, ele agora está envolvido em uma remodelação que pode não funcionar totalmente com seu design original. Na verdade, como ele mudou tantos recursos do antigo Twitter – que está sendo renomeado como “X” – a pergunta que pode ser feita é por que Musk simplesmente não começou do zero?
15 celebridades mortas que Elon Musk marcou com o selo azul do Twitter:
-
GRUPO MEDIANEWS VIA GETTY IMAGES Kobe Bryant
A estrela do basquete Kobe Bryant, que morreu em um acidente de helicóptero em 2020, recebeu uma marca de seleção azul . -
Reprodução/Forbes Anthony Bourdain
O famoso chef Anthony Bourdain, que morreu em 2018, recebeu uma marca de seleção azul. -
Gareth Cattermole- Equipe/ Getty Images Chadwick Boseman
A estrela da Marvel de Pantera Negra, Chadwick Boseman, também recebeu uma marca de seleção azul. Boseman morreu de câncer em 2020. -
Chris Cornell
O músico famoso por bandas como Soundgarden e Audioslave que morreu em 2017, tem uma marca de seleção azul. -
Anúncio publicitário -
Jamal Khashoggi
Colaborador do Washington Post, foi morto e esquartejado por ordem do governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, em 2018. Khashoggi recebeu o selo azul . -
Kirstie Alley
A atriz Kirstie Alley, que morreu em 2022 de câncer, agora tem uma marca de seleção azul. -
Chester Bennington
O vocalista do Linkin Park, Chester Bennington, falecido em 2017, agora tem uma marca de seleção azul. -
Bárbara Walters
A jornalista Barbara Walters, falecida em 2022, recebeu uma nova marca de seleção azul . -
Bob Saget
O comediante Bob Saget, que morreu em 2022, recebeu uma marca de seleção azul . -
John McAfee
O desenvolvedor de software John McAfee, que se suicidou em 2021, tem uma marca de seleção azul . -
Foto: Reprodução/YouTube Michael Jackson
O cantor pop Michael Jackson, que morreu em 2009, agora tem uma marca de seleção azul . -
Lucas Jackson/Reuters Pelé
Pelé, o lendário jogador de futebol que morreu em 2022, agora tem uma marca de seleção azul . -
Norma Macdonald
O comediante Norm Macdonald, que morreu em 2021 e era um usuário prolífico do Twitter, agora tem uma marca de seleção azul . -
Terry Pratchett
O autor de fantasia Terry Pratchett, que morreu em 2015, recebeu uma marca de seleção azul , mas Pratchett é o único nesta lista com menos de 1 milhão de seguidores. A filha de Pratchett, que lutou com Musk online, twittou que não pagou pela marca de seleção. -
John McCain
John McCain, um senador dos EUA pelo Arizona que morreu em 2018 , recebeu uma marca de seleção.
Kobe Bryant
A estrela do basquete Kobe Bryant, que morreu em um acidente de helicóptero em 2020, recebeu uma marca de seleção azul .
“Geralmente é mais fácil começar algo do zero do que ‘rearquitetar’ uma oferta existente para fazer algo que não se destinava a fazer”, sugeriu o analista da indústria de tecnologia Rob Enderle, do Enderle Group.
“Musk claramente não sabe administrar o Twitter, dado o número de erros que cometeu, e construir algo que ele entende melhor pode ser um caminho para o sucesso, mas não parece que ele tenha experiência em construir o que o X se tornará. então, novamente, ele aprenderá fazendo e essa é uma maneira muito cara de aprender”, continuou Enderle.
Leia também:
- O X da questão por trás do novo logo do Twitter
- Elon Musk limita tuítes a serem lidos; veja outras 5 mudanças do Twitter
- Musk aquece os motores e prepara dois lançamentos da SpaceX
Um aplicativo que agrega tudo
É possível que o X ainda seja um trabalho em andamento e que o resultado final seja muito maior do que o Twitter já foi. A questão ainda é por que Musk simplesmente não começou do zero com uma oferta completamente nova. Nesse ponto, tudo o que ele realmente adquiriu pelos US$ 44 bilhões foi a base de usuários, que pode não estar de acordo com as mudanças.
“Alguns sugeriram que a nova marca X do Twitter faz parte do plano de Musk de desenvolver um aplicativo de ‘tudo’ que combina texto, chamadas, transações financeiras e outros recursos – uma espécie de WeChat baseado nos EUA, em outras palavras”, observou King . “Se esse é o plano dele, seria melhor começar do zero, em vez de assumir uma enorme dívida para comprar o Twitter, então matar sua marca e alienar a maioria de seus usuários”, completou.
Os talentos de Musk podem não ser suficientes para corrigir o curso que X está tomando agora, especialmente porque a história está realmente se repetindo!
“Embora, com seus enormes recursos financeiros, ele pudesse adiar essa falha por algum tempo, espero que estejamos observando uma das falhas mais caras de nossa história, aparentemente para tentar convencer as pessoas de que uma má ideia anterior, mudar o PayPal para X, foi de fato uma boa ideia”, acrescentou Enderle. Em vez disso, ele simplesmente reafirmará que foi uma péssima ideia.
*Peter Suciu é escritor e cobre assuntos internacionais
(traduzido por Andressa Barbosa)