O Threads, novo aplicativo da Meta, chegou a 30 milhões de usuários em cerca de 18 horas após seu lançamento, emergindo como a primeira ameaça real ao Twitter, de Elon Musk, ajudado pelo acesso a bilhões de usuários do Instagram e uma interface semelhante à de seu rival.
Apelidado de “Twitter-Killer”, o Threads foi o aplicativo gratuito mais baixado na App Store, da Apple, no Reino Unido e nos Estados Unidos nesta quinta-feira (6).
O Twitter respondeu, ameaçando processar a Meta, disse o site de notícias Semafor, citando uma carta entregue a Zuckerberg por um advogado do Twitter.
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A Meta disse que ninguém na equipe de engenharia do Threads é ex-funcionário do Twitter.
Representantes do Twitter não estavam imediatamente disponíveis para comentar. A Reuters não pôde verificar imediatamente a reportagem do Semafor.
“O lançamento do Threads pela Meta veio no momento perfeito para dar a ele uma chance de derrotar o Twitter”, disse Niklas Myhr, professor de marketing da Chapman University, referindo-se à turbulência no Twitter depois que a rede limitou o número de tuítes que os usuários podem ver.
“O Threads começará acelerado, pois é construído sobre a plataforma do Instagram com sua enorme base de usuários e, se os usuários adotarem o Threads, os anunciantes seguirão de perto.”
Atualmente, não há anúncios no aplicativo Threads e o presidente da Meta Platforms, Mark Zuckerberg, disse que a empresa só pensará sobre monetização quando houver um caminho claro para 1 bilhão de usuários.
Os relacionamentos de anúncios existentes do Instagram e do Facebook devem ajudar a receita da Threads, disse Pinar Yildirim, professora associada de marketing da Wharton School da Universidade da Pensilvânia.
“O Facebook é uma aposta menos incerta em comparação com o Twitter e um player maior no mercado de anúncios.”
Embora o Threads seja um aplicativo independente, os usuários podem fazer login usando suas credenciais do Instagram, o que o torna uma adição fácil para os mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais do Instagram.
O Twitter, em comparação, tinha 229 milhões de usuários ativos mensais em maio de 2022, de acordo com um comunicado feito antes da compra da plataforma de mídia social por Musk.
O Mastodon, outro aplicativo semelhante ao Twitter, tem 1,7 milhão de usuários ativos mensais, de acordo com o site da empresa, enquanto o Bluesky, apoiado pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, tem cerca de 265.000 usuários.
Alguns analistas disseram que o Threads lembra o sucesso da Meta em integrar recursos cruciais de plataformas como Snapchat e TikTok no caso do Stories e Reels do Instagram, respectivamente.
Pelo menos quatro analistas elevaram seus preços-alvo para as ações da Meta, que já mais que dobraram de valor este ano.
A chegada do aplicativo ocorre depois que Zuckerberg e Musk trocaram farpas por meses, até mesmo ameaçando lutar entre si em um combate com diferentes artes marciais em Las Vegas.
“O encontro na gaiola começou e Zuckerberg deu um grande golpe. De muitas maneiras, é exatamente o que você esperaria da Meta: execução estelar e uma interface de usuário fácil de navegar”, disse Jasmine Enberg, analista principal da Insider Intelligence.
TRABALHO EM ANDAMENTO
O lançamento do Threads foi claramente um primeiro passo, umas vez que ainda carece de ferramentas já presentes no Twitter.
O Threads não possui hashtags e funções de busca por palavra-chave, o que significa que os usuários não podem acompanhar eventos em tempo real como no Twitter. Ele ainda não possui uma função de mensagens diretas e também não possui uma versão para desktop da qual certos usuários, como organizações empresariais, dependem.
Alguns usuários, incluindo o popular crítico de tecnologia Marques Brownlee, também fizeram posts sobre a necessidade de um feed que consista apenas nas pessoas que se segue. Atualmente, os usuários têm pouco controle sobre o feed principal.
“Deveria haver um aplicativo de conversas públicas com mais de 1 bilhão de pessoas. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Esperamos conseguir”, disse Zuckerberg no Threads, onde ele tem um milhão de seguidores agora.
A presidente do Twitter, Linda Yaccarino, que foi contratada por Musk em maio para aumentar a confiança dos anunciantes, disse no Twitter nesta quinta-feira que “a voz de todos importa” no aplicativo. “Muitas vezes somos imitados – mas a comunidade do Twitter nunca pode ser duplicada.”