A Apple começou a fabricar o novo iPhone 15 em uma fábrica na Índia esta semana, informou a Bloomberg na quarta-feira, 16, como parte do esforço da empresa para diversificar sua produção global fora da China.
A fábrica, administrada pela fabricante do iPhone Foxconn no estado de Tamil Nadu, também ajudará a Apple a economizar nas tarifas de importação, que são particularmente altas para produtos eletrônicos na Índia.
Os 5 iPhones menos vendidos da história da Apple:
-
#1
iPhone 5c
O iPhone 5c foi lançado em 2013 e representou uma tentativa da Apple de criar um modelo mais acessível. No entanto, ele foi criticado por seu design de plástico e falta de recursos inovadores sendo o menos vendido da história com apenas 30 milhões de unidades. -
#2
iPhone 12 Mini
O iPhone 12 mini foi lançado em 2020 e é o primeiro iPhone com tela menor de 6 polegadas desde o iPhone 8. Foi elogiado por seu design compacto e longa duração da bateria. No entanto, o iPhone 12 mini foi criticado por seu preço alto e falta de suporte para 5G. Foi o segundo menos vendido da história da Apple, com apenas 40 milhões de unidades. -
#3
iPhone XR
O iPhone XR foi lançado em 2018 e um dos mais populares da história. No entanto, o iPhone XR foi criticado por sua tela LCD de baixa resolução e sua falta de Face ID. Foi o terceiro menos vendido da história da Apple, com apenas 50 milhões de unidades. -
#4
iPhone 8
O iPhone 8 foi lançado em 2017 e um dos iPhones mais esperados da história da Apple. No entanto, o iPhone 8 foi criticado por seu design semelhante ao do iPhone 7 e sua falta de recursos inovadores. O iPhone 8 foi o quarto iPhone menos vendido da história da Apple, com apenas 60 milhões de unidades vendidas. -
Anúncio publicitário -
#5
iPhone 8 Plus
O iPhone 8 Plus foi lançado em 2017 e foi uma versão maior do iPhone 8. O iPhone 8 Plus foi elogiado por sua tela maior e sua câmera dupla. No entanto, o iPhone 8 Plus foi criticado por seu preço alto e sua falta de recursos inovadores. O iPhone 8 Plus foi o quinto iPhone menos vendido da história da Apple, com apenas 70 milhões de unidades vendidas.
#1
iPhone 5c
O iPhone 5c foi lançado em 2013 e representou uma tentativa da Apple de criar um modelo mais acessível. No entanto, ele foi criticado por seu design de plástico e falta de recursos inovadores sendo o menos vendido da história com apenas 30 milhões de unidades.
A decisão de fabricar seu mais novo iPhone na Índia é uma resposta a problemas na cadeia de suprimentos na China, segundo analistas. Depois que uma de suas principais fábricas chinesas foi fechada devido a um surto de Covid e protestos subsequentes, a Apple lutou para atender à demanda para a temporada de festas de 2022, enfrentando um déficit de iPhones que levou a semanas de espera para os clientes.
A Apple não comentou o tema.
O aumento das tensões diplomáticas entre os EUA e a China também pode desempenhar um papel importante para que a empresa abandone a fabricação de iPhones lá, embora não seja o principal, de acordo com David Dollar, membro sênior da Brookings. “É principalmente econômico e parcialmente político”, disse ele à Forbes.
Leia também:
- Por que o iPhone 15 será o mais vendido da Apple?
- Saiba quais são os 7 iPhones mais vendidos na história da Apple
- Os desafios da Apple com o iPhone 14 e as expectativas para o iPhone 15
A repressão do governo dos EUA à tecnologia chinesa causou desafios para a cadeia de suprimentos da Apple. Por exemplo, o Departamento de Comércio dos EUA emitiu restrições em outubro de 2022 que proibiam as empresas americanas de vender máquinas para a fabricante de chips chinesa Yangtze Memory Technology Corporation, com quem a Apple estaria em negociações para fornecer peças para o iPhone. Após as restrições, o negócio desmoronou, segundo o Nikkei Asia.
A Apple não está sozinha na diversificação de sua produção fora da China. A Microsoft recentemente mudou parte de sua fabricação do Xbox para a Índia também, enquanto a Amazon a mesma forma, começou a fabricar dispositivos Fire TV no Vietnã.
O Vietnã é um dos principais beneficiários, já que a manufatura se afasta da China, de acordo com Ben Bajarin, CEO do grupo de analistas Creative Strategies. Embora a Apple não revele detalhes sobre outros locais de produção, Bajarin disse à Forbes que possui fábricas em Taiwan, Malásia e Vietnã.
A mudança da Apple para a fabricação de iPhones na Índia também pode ser devido às tarifas de importação de produtos eletrônicos do país, que são tão altas que o preço dos iPhones fabricados na China vendidos na Índia são significativamente mais altos do que nos EUA. Por exemplo, o modelo básico do iPhone 14 custou US$ 799 nos EUA no lançamento e 79.900 rúpias na Índia (U$$ 980) – quase 23% a mais.
O alto preço dos iPhones tem impedido uma expansão maior na Índia, onde a Apple detém cerca de 5% do mercado, segundo especialistas consultados pela Forbes . Isso também significa uma grande oportunidade para a empresa, e a Apple considera os 1,2 bilhão de habitantes da Índia um grande mercado onde “todo mundo vai ter um telefone em algum momento”, disse Bajarin. “[A Apple] precisará continuar aumentando e investindo com parceiros de fabricação para escalar, para que possam fabricar dispositivos suficientes para atender à demanda que esperam ter algum dia.”
A Apple começou a fabricar iPhones na Índia em 2017 e inicialmente fabricava apenas telefones mais antigos ou de baixo orçamento. O iPhone 14 marcou a primeira vez que a fabricante Foxconn começou a construir o novo modelo na Índia, uma vez que foi lançado globalmente. Ela estará fabricando o iPhone 15 em uma velocidade e volume muito maiores. Em janeiro de 2023, o ministro do Comércio da Índia, Piyush Goyal, disse que 5% a 7% de todos os iPhones eram atualmente fabricados na Índia, e a meta da empresa é aumentar para 25%.
Leia também:
- Saiba qual marca deixou a Apple para trás nas buscas neste 1º semestre
- Por que a Apple atrasaria o lançamento do iPhone 15?
- Muito além do Vision Pro: veja os principais lançamentos da Apple desde 2001
A fabricante de iPhone Foxconn anunciou no início deste ano um investimento de US$ 700 milhões para construir uma nova fábrica em Bangalore, uma cidade em expansão para empresas de tecnologia no estado de Karnataka, no sul da Índia. Ainda assim, a produção na Índia ainda será “uma pequena fração” do que é fabricado na China, disse a Dollar da Brookings. Apesar da diversificação, a China continuará a ser um importante centro de fabricação para a Apple devido ao menor custo para fabricar iPhones lá. É “altamente improvável” que a Apple mude completamente sua produção global, disse Bajarin à Forbes .