A Nasa anunciou um “outono de asteroides”, em referência ao início da estação no hemisfério norte, com três missões marcantes que irão explorar asteroides próximos da Terra e um asteroide troiano de Júpiter. A primeira missão, chamada OSIRIS-REx, está atualmente em órbita em torno do asteroide Bennu. A missão está programada para coletar amostras de Bennu em 2023 e devolvê-las à Terra em 2025.
Leia também:
- Planetas brilhantes e chuva de meteoros: 5 espetáculos para ver em Setembro
- Nasa conclui 1ª fase do projeto que prevê envio de humanos de volta à Lua
- “O Brasil pode ser um celeiro de talentos para a indústria espacial”, diz Jeff Michaelis
A segunda missão, chamada Lucy, está atualmente em órbita em torno do Sol. A missão irá estudar seis asteroides troianos de Júpiter, que são asteroides que orbitam o Sol na mesma órbita que Júpiter. A terceira missão, chamada Psyche, foi lançada em agosto de 2022. A missão irá estudar o asteroide Psyche, que é um dos maiores asteroides metálicos do Sistema Solar.
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
As três missões da Nasa irão proporcionar uma visão sem precedentes dos asteroides próximos da Terra e dos asteroides troianos de Júpiter. As missões também irão ajudar os cientistas a entender melhor a formação e a evolução do Sistema Solar.