A iPlace, primeira loja de revenda autorizada pela Apple na América Latina, está concentrando esforços para aproveitar ao máximo no Brasil o ciclo de vendas do iPhone 15, lançado na última terça-feira (12) durante o Apple Event, que aconteceu em Cupertino, na Califórnia. A rede, que pertence ao Grupo Herval, possui mais de 140 lojas no Brasil.
Apesar dos desafios de vendas da geração anterior – do iPhone 14 –, os executivos da iPlace se preparam para lidar com a desaceleração do varejo e o baixo poder de compra com estratégias de aumento de crédito, atendimento personalizado e variedades de acessórios para atrair possíveis consumidores “que não possuem o dinheiro à vista, mas gostariam de ter um produto Apple”, destaca Wagner Alledo, diretor-geral da iPlace.
Em entrevista à Forbes Brasil, ele contou detalhes sobre as estratégias da empresa para receber a nova linha, além das perspectivas de vendas da nova geração ao país, prevista para outubro.
Leia também:
- Veja tudo que a Apple lançou junto ao iPhone 15
- Mais do mesmo ou nova fase? Com o iPhone 15, lição de casa da Apple só começou
- Tim Cook apresenta o iPhone 15 e metas ousadas de ESG da Apple
Forbes Brasil – Quais foram as impressões sobre o Apple Event e os novos iPhones?
Wagner Alledo – Quando vimos o lançamento de terça-feira (12), especialmente o design renovado do iPhone 15 Pro e o novo sistema operacional dos dispositivos, isso nos deixou muito animados. E, do nosso lado como empresa, estamos preparando as lojas para ter esses produtos o mais rápido possível e com foco em propostas comerciais mais competitivas.
FB – Vocês estão preparando alguma novidade para o lançamento dos novos produtos no Brasil?
W – Assim que recebermos os novos aparelhos, vamos capacitar nossas equipes para responder a todas as dúvidas e a disponibilizar uma linha completa de acessórios para o iPhone 15. Além disso, iremos fazer um evento de pré-estreia para convidados VIPs. Porém, o mais importante é o nosso compromisso com o acesso de mais pessoas aos dispositivos, por isso nós aumentamos a possibilidade de financiamento para 24 vezes e aceitamos qualquer aparelho Apple antigo como forma de pagamento.
FB – Por que decidiram investir em estratégias de crédito neste ano?
W – No Brasil, o crédito tem sido escasso, e as pessoas às vezes desejam comprar produtos como iPhones mas não conseguem devido ao preço elevado. Este ano criamos estratégias financeiras específicas pensando nessas pessoas. Por exemplo, desenvolvemos um produto que se baseia em nossa capacidade financeira interna, o que nos permite definir regras de crédito mais flexíveis. Funciona assim: você entra em uma de nossas lojas, passa por uma análise de crédito e pode comprar o iPhone parcelado em 25 vezes. No entanto, apenas 70% do valor do iPhone é dividido nas 24 primeiras parcelas, o que reduz o custo. A vigésima quinta parcela pode ser quitada após alguns meses e o iPhone é seu, ou você pode devolvê-lo e começar um novo plano.
FB – Quais são as perspectivas para as vendas da linha 15 no Brasil?
W – Este ano tem sido difícil para o nosso país, com as taxas de juros muito elevadas e a desaceleração do varejo. No entanto, ao mesmo tempo, estamos otimistas quanto a este trimestre, que é tradicionalmente bom para nós e porque estamos confiantes na linha de produtos que foi lançada.
FB – A preocupação com causas ambientais foi o marco da Apple neste ano. Como vocês enxergam esse movimento?
W – O ESG é algo que discutimos frequentemente. A própria solução do buy-back (recompra de aparelhos) já tem esse objetivo de estimular a economia circular e a sustentabilidade. Claro, ainda temos um longo caminho pela frente, mas já nos orgulha muito saber que trabalhamos com um parceiro tão grande como a Apple, que realmente pode fazer a diferença no mundo.
Confira as principais novidades apresentadas pela Apple
-
Divulgação/Apple O novo AppleWatch Series 9 conta com a tecnologia “double tap”, com um sensor de movimento capaz de captar dois toques do dedo indicador com o polegar para atender ligações, iniciar gravações de áudio, abrir aplicativos, entre outras funções.
-
Reprodução/AppleEvent Com uma bateria que dura o dia inteiro, alimentada pelo novo chip S9, o smartwatch oferece um desempenho ainda melhor que os seus antecessores. Além disso, a Apple afirmou que o dispositivo contará com uma independência de redes de internet externas maior. A tela também será mais brilhante. Enquanto o localizador integrado ajuda a encontrar seu iPhone com facilidade. O toque final fica por conta da Siri, que agora está conectada aos seus dados de saúde para uma assistência personalizada.
O AppleWatch Series 9 custará a partir de: R$ 4.999,
-
Reprodução/AppleEvent O novo Apple Watch Ultra marcará um marco como o primeiro produto 100% carbono neutro da Apple. Com aprimorada capacidade de cálculo de altitude e longitude, um modo noturno automático e métricas avançadas para corredores, este dispositivo é uma escolha poderosa para atletas. Seu design foi concebido para resistir a condições extremas, desde altas altitudes até ambientes aquáticos e aéreos. Além disso, oferece uma incrível autonomia de 72 horas de bateria no modo de baixo consumo de energia.
O dispositivo custará a partir de: R$ 9.699,00
-
Reprodução/AppleEvent O novo iPhone 15 traz uma explosão de cores com opções em rosa, amarelo, verde, branco e preto, e uma das inovações mais notáveis da linha: a tecnologia “Dynamic Island”, onde o retângulo preto superior do aparelho é móvel e responde de maneira inteligente a widgets, proporcionando uma experiência de uso intuitiva e dinâmica.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/AppleEvent Entre outras vantagens do aparelho estão a câmera de 48MP, a tecnologia de resolução de imagens melhorada para retratos e ambientes com pouca luz, limpeza de áudio durante ligações, busca por amigos via compartilhamento de localização, tela duas vezes mais brilhante, resistência à água e o novo chip A16 Bionic.
O iPhone 15 custará a partir de: R$ 7.299.
-
Reprodução/AppleEvent Uma das novidades mais interessantes da nova linha é a completa adaptação ao modelo USB-C. Além disso, os aparelhos poderão transferir cargas de bateria entre si.
-
Reprodução/AppleEvent Tim Cook aproveitou o momento para reforçar a aposta da companhia no novo Apple Vision Pro. “Nossos desenvolvedores estão trabalhando para disponibilizarmos o Vision Pro para o público até o início de 2024.”
-
Reprodução/AppleEvent O iPhone 15 Pro é feito de titânio e alumínio (este 100% reciclável), promete ser mais leve, resistente e fino, apresentando uma beleza surpreendente. Com um novo botão de ação multifuncional, que permite silenciar o aparelho, capturar fotos, gravar áudios, abrir apps e muito mais. Além disso, ele traz a já apresentada “Dynamic Island” e widgets de descanso semelhantes aos de um Mac, juntamente com o chip A17 Pro, o chip mais rápido já usado em um smartphone, segundo Tim Cook.
O novo IPhone 15 Pro custará a partir de: R$ 9.299
-
Reprodução/AppleEvent O novo iPhone 15 Pro impressiona com uma câmera de 48MP Pro, zoom até 5X, 20 vezes mais estabilização que os antecessores e uma lente focal de 120mm. Segundo a Apple, essas inovações são correspondentes a 7 lentes de câmera no seu bolso.
-
Reprodução/AppleEvent O novo MacBook Air impressiona com a maior capacidade de armazenamento e velocidade já vista na linha.
O novo AppleWatch Series 9 conta com a tecnologia “double tap”, com um sensor de movimento capaz de captar dois toques do dedo indicador com o polegar para atender ligações, iniciar gravações de áudio, abrir aplicativos, entre outras funções.