A IA (Inteligência Artificial) não é mais uma mera promessa do futuro; é uma realidade tangível que está impulsionando a eficiência, a inovação e a produtividade em diversas áreas. Sabemos que a entrada da Inteligência Artificial está redefinindo a maneira como as empresas operam, competem e prosperam. Mas essa tecnologia ainda é recebida de forma receosa. Não faltam críticas ao avanço dela e receios no tom de “o que será de nós, meros mortais”, não são raras. Para ajudar a termos mais tangibilidade, reuni algumas maneiras pelas quais a IA pode ser aproveitada com o intuito de potencializar nossos times. De forma simples e direta, compartilho exemplos inspiradores de empresas que estão na vanguarda dessa revolução tecnológica e outros dados para você pensar se a IA é amiga ou inimiga das empresas:
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Contratação e recrutamento: as ferramentas com tecnologia de IA simplificam o processo de contratação, automatizando a triagem de candidatos, a análise de currículos e as avaliações iniciais. Isso permite que os profissionais de RH se concentrem em aspectos mais estratégicos do recrutamento e garante que os candidatos qualificados sejam identificados com eficiência. De acordo com um estudo da IBM, as ferramentas de recrutamento baseadas em IA reduziram o tempo para preencher uma posição em 30% e diminuíram os custos de recrutamento em 50%.
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Aprendizado e desenvolvimento personalizados (Esse é meu ponto favorito!): os algoritmos de IA conseguem analisar os dados dos funcionários e fornecer recomendações personalizadas. Ao identificar as lacunas de habilidades e adaptar treinamento e desenvolvimento às necessidades individuais, existem plataformas de aprendizado com tecnologia de IA que podem aprimorar o talento dos funcionários e ajudar a liberar seu potencial de forma focada e comprovada. Por exemplo, a Netflix, famosa por seu algoritmo de recomendação de conteúdo, utiliza uma abordagem semelhante para desenvolver programas de treinamento personalizados, com foco na eficácia do aprendizado. Um relatório da McKinsey mostra que as empresas que implementaram plataformas de aprendizado baseadas em IA observaram um aumento de 50% no envolvimento do aprendizado e uma redução de 45% no tempo de treinamento. Esses dados sugerem que as experiências de aprendizado personalizadas orientadas por IA levam a um melhor engajamento e a um desenvolvimento de habilidades mais eficiente.
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Análise preditiva para gerenciamento de desempenho: a IA analisa grandes quantidades de dados para identificar padrões e fazer previsões sobre o desempenho dos funcionários. Aproveitando a análise preditiva, as organizações conseguem identificar funcionários de alto potencial, antecipar problemas e fornecer intervenções direcionadas para otimizar o desempenho tanto individual quanto da equipe. No Google, por exemplo, eles estão usando algoritmos de machine learning para prever quais funcionários podem sair da empresa, permitindo intervenções proativas para reter talentos valiosos. Um estudo conduzido pela Deloitte descobriu que as organizações que utilizam análises preditivas para gerenciamento de desempenho tiveram uma melhoria de 30% no desempenho dos funcionários e uma redução de 50% na rotatividade de funcionários.
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Automação de tarefas rotineiras (quem não sonha com isso?): a IA pode automatizar tarefas repetitivas e mundanas, permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor que exigem criatividade e pensamento crítico. Ao delegar tarefas rotineiras a sistemas de IA, os colaboradores podem focar seu potencial em um trabalho mais estratégico e inovador. A Amazon é um exemplo paradigmático: a empresa usa robôs independentes em seus armazéns para agilizar a logística e reduzir erros humanos. Este é um exemplo que ratifica a pesquisa da Accenture que sugeriu que a automação de tarefas orientada por IA pode economizar até 20% do tempo dos funcionários, permitindo que eles se concentrem em atividades mais relevantes.
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Tomada de decisão: a análise baseada em IA pode processar grandes volumes de dados e fornecer informações valiosas para apoiar os processos de tomada de decisão. Ao aproveitar algoritmos de IA para analisar dados complexos, os funcionários podem tomar decisões mais informadas e descobrir novas oportunidades de crescimento. A Tesla é pioneira na integração de IA em carros independentes, tomando decisões em tempo real para garantir a segurança dos passageiros. De acordo com uma pesquisa da PwC, 72% dos executivos de negócios relataram que a IA ajuda a descobrir insights que, de outra forma, seriam perdidos.
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Colaboração e comunicação: as ferramentas de colaboração com IA podem facilitar a comunicação perfeita, o compartilhamento de conhecimento e o trabalho em equipe entre os funcionários. Assistentes de reuniões virtuais, ferramentas de agendamento inteligentes e plataformas de gerenciamento de projetos orientadas por IA podem aumentar a colaboração para um aumento de produtividade e geração de ideias. A Microsoft é um ótimo exemplo – eles incorporaram IA em sua plataforma Teams para melhorar a produtividade, oferecendo sugestões de agenda e transcrições de reuniões em tempo real.
Independentemente da escolha sobre como implementar essa tecnologia no seu trabalho, é crucial ressaltar que, embora a IA possa aumentar significativamente o potencial da força de trabalho, ela deve ser implementada com ética e transparência. As empresas devem priorizar a privacidade, a segurança dos dados e garantir que os funcionários tenham uma compreensão clara de como a IA está sendo usada para apoiar seu crescimento. Esses dados que menciono destacam o impacto positivo da IA em vários aspectos e demonstram como a IA pode impulsionar a eficiência, a produtividade e o sucesso geral dos negócios. Porém, as relações humanas sempre serão a base de tudo que construímos.
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Estamos no começo dessa nova realidade. A IA não é nem amiga nem inimiga, ela não vai acabar com o seu trabalho, mas sim, sabendo ser aproveitada, vai transformar o seu trabalho. Eu acredito que para melhor. Sabemos que a tecnologia já vem mudando a forma como a gente trabalha ao longo das últimas décadas, isso não é novidade. A IA é mais um elemento nesta disrupção. O mais importante agora é abraçar esta nova tecnologia independentemente da sua vertical e estudar os possíveis usos de caso na sua função. E com isso, fica a pergunta: como a IA pode ser uma aliada e aumentar a sua produtividade e do seu time?
Iona Szkurnik é fundadora e CEO da Education Journey, plataforma de educação corporativa que usa Inteligência Artificial para uma experiência de aprendizagem personalizada com o maior portfólio de conteúdos do mercado. Com mestrado em Educação e Tecnologia pela Universidade de Stanford, Iona integrou o time de criação da primeira plataforma de educação online da universidade. Como executiva, Iona atuou durante oito anos no mercado de SaaS de edtechs no Vale do Silício, onde mora até hoje. Iona é também cofundadora da Brazil at Silicon Valley, fellow da Fundação Lemann, mentora de mulheres e investidora-anjo.
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