A startup espanhola PLD Space fará um teste de lançamento de seu foguete reutilizável Miura-1 na manhã de sábado, liderando uma nova geração de “microlançadores” após uma tentativa frustrada em junho.
O foguete deve decolar em sua missão de teste suborbital às 2h de sábado no horário espanhol (21h de sexta-feira, no horário de Brasília) de Huelva, no sudoeste da Espanha, marcando o que seus projetistas dizem que será o primeiro lançamento de foguete totalmente privado da Europa.
Leia também
- Depois da lua, Índia lança foguete para estudar o sol
- 5 foguetes da SpaceX, de Elon Musk, que tiveram seus lançamentos adiados
Uma primeira tentativa de lançamento em maio foi abortada devido aos fortes ventos de alta altitude e uma tentativa em junho falhou quando os cabos umbilicais na baía de aviônicos não foram liberados a tempo, interrompendo a decolagem enquanto fumaça e chamas eram expelidas do foguete.
O espaço aéreo, áreas marítimas e estradas foram fechados em torno do local de alta segurança. Foram montados pontos de observação públicos.
“Chegou o dia”, escreveu Raul Torres, presidente-executivo e cofundador da PLD Space, na plataforma de rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
Ele disse no início deste mês que testes exaustivos foram realizados no Miura, incluindo nas áreas que falharam em junho.
As iniciativas da Europa para desenvolver capacidades para enviar pequenos satélites ao espaço estão em foco após o lançamento fracassado de um foguete orbital pela Virgin Orbit a partir do Reino Unido em janeiro. Esse sistema envolveu a liberação do lançador de um Boeing 747 convertido.