O Google introduziu a maior atualização de segurança em anos para os usuários do Gmail. Veja o que a atualização impulsionada por inteligência artificial fará.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O RETVec (sigla da aplicação de IA) pode não parecer muito impactante, mesmo quando se leva em consideração o aprendizado de máquina que o impulsiona. Mas o Google afirma que o RETVec representa uma das “maiores atualizações de defesa dos últimos anos” no que diz respeito ao Gmail — e isso é ótimo para os 1,8 bilhão de usuários do maior aplicativo de e-mail do planeta.
Leia também:
- GTA 6 será tão bom quanto seu trailer? História da Rockstar Games diz que sim
- Ação da Alphabet dispara com chegada de modelo de IA Gemini
- Musk anuncia lançamento de chatbot Grok de sua empresa de IA para assinantes do X
O que é o RETVec?
Em uma postagem no Google Security Blog, Elie Bursztein, diretor de pesquisa em segurança cibernética e IA do Google, juntamente com a engenheira de software Marina Zhang, detalham como o RETVec funciona e as implicações para os usuários do Gmail.
A plataforma de e-mails do Google depende de modelos de classificação de texto para identificar e sinalizar textos que contêm conteúdo prejudicial. Do ponto de vista de um profissional de segurança, filtrar e-mails de phishing com links enganosos é uma das melhores defesas que o usuário médio de e-mail tem. “Esses tipos de textos são mais difíceis de serem classificados por modelos de aprendizado de máquina”, escrevem Bursztein e Zhang, “porque os golpistas dependem de manipulações de texto para tentar ativamente evadir as etapas de segurança”. Uma das maneiras de fazer isso é usando “homóglifos, caracteres invisíveis e preenchimento de palavras-chave para contornar as defesas”.
IA para segurança
É aqui que o RETVec entra em ação. Esse vetorizador de texto multilíngue auxilia os modelos de aprendizado de máquina e os aproxima da classificação perfeita, reduzindo os custos computacionais no processo. Os números reais são impressionantes: a detecção de spam melhora em 38% e a taxa de falsos positivos cai 19,4% ao usar o RETVec. Quanto aos custos computacionais, números igualmente impressionantes surgem. Em termos de Unidades de Processamento Tensorial, os circuitos integrados usados pelo Google para acelerar as cargas de aprendizado de máquina, o uso é reduzido em 83%.
Quando a atualização de segurança do Gmail com o RETVec chegará para mim?
A melhor notícia, no entanto, é que você não precisa esperar para começar a ver os benefícios do RETVec se você é um usuário do Gmail. O Google o testou e implementou a tecnologia ao longo de 2023, ou seja, todos os usuários do Gmail passaram por uma atualização silenciosa, mas massiva, de segurança.
“No último ano, testamos exaustivamente o RETVec dentro do Google para avaliar sua utilidade e descobrimos que é altamente eficaz para segurança e aplicações contra golpes”, afirma a postagem de atualização de segurança do Google.