Apresentado por

Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence, participa do podcast “Forbes Under 30 – Innovation”

Silvestre falou sobre sua trajetória em podcast da Forbes com SingularityU

Redação

Ricardo Silvestre durante o “Forbes Under 30 – Innovation”

Acessibilidade

Ricardo Silvestre conversou com Daniel Castanho, presidente do conselho da Ânima Educação, no “Forbes Under 30 – Innovation”, série de podcasts apresentada por SingularityU com destaques da lista Under 30 2022.

Fundador e CEO da Black Influence, Silvestre passou 10 anos convivendo com o racismo no mercado publicitário até chegar ao estopim: um burnout. “Não foi apenas a exaustão por excesso de trabalho, mas por estar em ambientes que me violentavam enquanto pessoa e profissional. Na minha recuperação, entendi que eu não tinha outra opção a não ser empreender.” Em 2019, fundou a Black Influence, referência em criadores e influenciadores negros na América Latina.

Com uma agência antirracista, seu objetivo é gerar impacto social e aumentar a representatividade de pessoas negras na publicidade. “O mercado está evoluindo, mas a passos lentos. Ainda há muitas marcas com discursos superficiais e que se posicionam só para cumprir protocolo.” Ainda assim, o trabalho da Black Influence ganhou notoriedade. A agência tem projetos com Uber, Amazon Prime Video, Spotify, Pão de Açúcar e outras. Já Ricardo foi eleito uma das 100 personalidades negras mais influentes do mercado lusófono em 2021 pela Bantumen.

Em 2022, figurou entre os 100 negros mais influentes do mundo pela MIPAD, iniciativa da ONU com a African Union, e foi indicado ao Caboré como profissional de negócios do ano, sendo o mais jovem da história do prêmio entre os nomeados da categoria. “O que me motiva é saber que esse trabalho, de fato, impacta pessoas como eu, que de alguma forma se sentem mais representadas e pertencentes a esses espaços, sentimentos que nos faltam em muitos aspectos.”

Assista à entrevista: