A Hotmart, empresa especializada em produtos digitais, anunciou, na semana passada, a aquisição da Reshape, startup de inteligência artificial focada em transcrição de vídeos e legendas. A compra, segundo João Pedro Resende, CEO da Hotmart, reforça a aposta que a empresa já fez na tecnologia nos últimos anos.
A chamada Creator Economy, ecossistema de negócios a partir do mercado da influência, é uma das indústrias que mais sentirá os impactos da inteligencia artificial, sejam eles positivos ou negativos. De acordo com Rezende, a Reshape tem, atualmente, um serviço sofisticado de transcrição muito melhor dos que existem disponíveis de empresas como Google, Amazon e Microsoft, e esse foi o fator determinante para o negócio. Bernardo Porto, CEO e cofundador da Reshape, assume a recém-criada diretoria de inteligência artificial da Hotmart.
-
Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“A IA tem e continuará tendo um papel transformador no ecossistema de criadores, ajudando a aprimorar sua produção de conteúdo, oferecer experiências mais personalizadas e eficientes aos usuários, além de alavancar suas estratégias de negócios. IA generativa vai colaborar muito para otimização de tempo na produção de conteúdo”, disse João Pedro para a Forbes Brasil.
Forbes Brasil – A Hotmart já fala de IA há algum tempo, como a empresa aplicava a tecnologia antes da aquisição?
João Pedro Resende – Muito antes da Inteligência Artificial Generativa, já usávamos modelos de IA na Hotmart em rotinas de atendimento e algoritmos de análise de riscos e recomendação, por exemplo. Em março de 2023, lançamos o Hotmart AI voltado para a geração de ideias de cursos online. Em agosto, no FIRE, anunciamos o Hotmart Brain, que fornece dados e dashboards sobre os produtos dos clientes na plataforma; e apresentamos o programa Beta do Hotmart Tutor, que busca aprender o conteúdo do creator para oferecer suporte personalizado e em larga escala, aos seus compradores. Além disso, oferecemos IA nas nossas soluções de SaaS, como o Hotmart Pages e o Hotmart Send, que usam a tecnologia para a criação de páginas de vendas e campanhas de e-mail marketing a partir de uma mensagem-chave e tom de voz. Já são mais de 122 mil cursos esboçados com o Hotmart AI e no total, já tivemos mais de 1,1 milhão conteúdos gerados com as soluções de IA da Hotmart. A aquisição da Reshape representa um passo estratégico para aprimorar ainda mais nossa entrega de valor para nossos creators, para que eles possam focar nas estratégias, enquanto entregamos uma tecnologia de ponta, permitindo uma escala ainda maior.
FB – O que concluiu que era necessário comprar uma empresa, a Hotmart não teria capacidade de desenvolver essa tecnologia internamente?
JP – É uma questão muito relacionada à velocidade e à capital intelectual. Já havíamos investido na empresa em 2018, em sua fundação, por acreditar no potencial que ela oferecia à Creator Economy. Além disso, o CEO e cofundador, Bernardo Porto, já é bem conhecido por nós, foi parte do nosso time e é hoje um especialista neste tipo de tecnologia. Ele irá assumir a liderança da recém-criada diretoria de inteligência artificial da Hotmart. A tecnologia única que a Reshape traz para a produção de conteúdo por meio de inteligência artificial será uma infraestrutura importante para a evolução de GenAI nos nossos produtos, e poder fazer esses avanços mais rapidamente tem bastante valor.
Leia também:
- Como a IA generativa mudará todos os nossos empregos em 2024
- O futuro do trabalho chegou: 16 tendências para 2024
FB – Existem hoje, no mercado, dezenas de empresas que fazem o que a Reshape faz, o que vocês viram de diferencial e como ela vai agregar ao ecossistema da Hotmart?
JP – Nenhuma outra empresa possui o nível de qualidade para esse projeto como a Reshape, mesmo as soluções oferecidas pelas big techs, isoladamente, não conseguem chegar nesse nível de qualidade de transcrição, por exemplo. Esta tecnologia associada ao know-how do time da Reshape nos ajudará a melhorar muito a qualidade de treinamento dos nossos modelos e como consequência, ter resultados superiores nos nossos produtos. A integração da tecnologia da Reshape ao nosso ecossistema e a expansão futura para novos produtos e soluções fortalecerão nosso compromisso de oferecer ferramentas poderosas e inovadoras para os criadores de conteúdo em nossa plataforma.
FB – Como você enxerga o impacto da IA para o ecossistema de criadores e como ela vai poder gerar e escalar negócios?
JP – A IA tem e continuará tendo um papel transformador no ecossistema de criadores, ajudando a aprimorar sua produção de conteúdo, oferecer experiências mais personalizadas e eficientes aos usuários, além de alavancar suas estratégias de negócios. IA Generativa vai colaborar muito para otimização de tempo na produção de conteúdo. Consequentemente, isso ajuda a quebrar barreiras, chegando a mais audiências e, ao mesmo tempo, democratiza, dando a possibilidade para mais pessoas começarem a criar produtos digitais.
FB -Existe a possibilidade de, no longo prazo, vocês identificarem outras empresas de IA a serem adquiridas?
JP – Estamos sempre abertos a possibilidades.