O Optimus, robô apresentado pela Tesla durante o AI Day de 2021, aparece novamente em um vídeo publicado nesta segunda-feira (15) por Elon Musk, CEO da empresa, no X. No post, é possível ver o robô dobrando uma camiseta. Entretanto, especialistas discordam que a tecnologia por trás da máquina seja tão disruptiva quanto o bilionário promete.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O humanoide que aparece no vídeo é o Optimus Gen 2, linha lançada em dezembro de 2023, que conta com aprimoramentos no design, velocidade e inteligência.
Leia também:
- Microsoft lança assinatura de inteligência artificial para consumidores
- Cientistas criam ferramenta de IA que pode prever a morte
- Vamos democratizar o segmento premium, diz presidente da Motorola
Veja o vídeo publicado por Musk:
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024
Embora o robô pareça completamente independente, o bilionário reforça que o “Optimus ainda não pode fazer isso de forma autônoma, mas certamente [em breve] será capaz de realizar isso e em um ambiente livre”.
A promessa de Elon Musk é que o avanço da linha Optimus poderá “acabar com a pobreza no mundo e transformar os fundamentos da sociedade”. Além disso, o bilionário disse que os robôs podem ser o principal foco dos negócios da Tesla — até mais do que os carros.
Matt Novak, repórter de tecnologia da Forbes EUA, afirma que a Tesla ainda precisa percorrer um longo caminho para alcançar outros líderes no campo da robótica. “A tecnologia que vemos em seus vídeos mais recentes não é muito mais avançada do que os objetos construídos pela Disney há 60 anos.”