O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 publicou um consolidado de furtos e roubos de celulares em todos os estados brasileiros entre 2021 e 2022. O resultado é de mais de um milhão e oitocentos mil aparelhos saqueados.
O total exato é de 1.852.214 entre 2021 e 2022. O que significa:
- 77.175 celulares por mês;
- 2.537 por dia;
- 105 por hora;
- 2 por minuto.
Mas o aumento do roubo e furto de celulares não é um problema exclusivo do Brasil. A BBC publicou um estudo de 2022 da Polícia Metropolitana de Londres que informou um total de 6 celulares roubados por minuto na capital britânica. Em fevereiro de 2023, o The Wall Street Journal reforçou que a atualização do iPhone foi pensada devido ao aumento deste tipo de crime nos Estados Unidos.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O tão comentado método de proteção para os usuários do iPhone virá junto com o iOS 17.3, cujo lançamento está previsto para a próxima terça-feira, 23 de janeiro. A novidade, chamada “Proteção de Dispositivo Roubado”, garante que se alguém roubar ou furtar seu iPhone, mesmo com a senha para desbloqueio em mãos, não conseguirá acessar informações sensíveis.
Entre as proibições do modo “Proteção de Dispositivo Roubado” estão:
- Senhas e chaves de acesso salvas;
- Apagar dados e configurações;
- Métodos de pagamento;
- Desativar o modo de proteção;
- Alterar senhas;
- Mudar configurações de segurança;
- Desligar o “Buscar meu iPhone”.
Todas essas funções só poderão ser utilizadas com o Face ID ou Touch ID, o que significa que apenas você poderá acessar seus dados mais importantes ou desativar o modo de “Proteção de Dispositivo Roubado”.
Leia também:
- Adolescentes receberão “lembretes” para sair do Instagram à noite;
- O anel inteligente da Samsung não é o primeiro; veja outros modelos;
- IA está em alta em Davos, mas executivos não sabem como torná-la rentável.
A meta da Apple com a atualização é deixar o iPhone “inútil” para criminosos e, consequentemente, diminuir o números de roubos do aparelho.