Um novo aviso do Google Maps, publicado nesta semana, serve como um lembrete vívido das ameaças ocultas por trás dos aplicativos que usamos diariamente. A notificação vem com um apelo para que os milhões de usuários tomem uma medida imediata para sua segurança.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Embora advertências anteriores do Google Maps sobre coleta de dados, listagens fraudulentas e rastreamento de smartphones, já tenham sido feitas, esta se refere ao recurso útil, mas arriscado, Street View — que muitos confiam para ajudar no reconhecimento de locais.
Leia mais:
- Brasileiros indicam quais são os “trabalhos proibidos” para a IA;
- De tatuagens a códigos: loja do ChatGPT oferece de tudo um pouco quando o assunto é IA;
- Como seria David Bowie hoje? Veja com imagens feitas por IA;
“Ladrões podem usar o Street View para conhecer os layouts das casas das vítimas, permitindo que planejem possíveis invasões”, alerta um artigo desta semana, citando a empresa de segurança ADT. Com criminosos conhecidos por usar as redes sociais para “determinar quando os proprietários estão ausentes”, o Street View também permite que eles “conheçam o layout de casas e jardins”.
Embora faces e placas de veículos capturadas pelos veículos de coleta de dados do Google estejam borradas, a lateral da sua casa voltada para a rua não está. E quando isso é combinado com a visualização aérea via satélite, há uma quantidade séria de informações disponíveis.
“Os criminosos poderiam usar o Street View para realizar um reconhecimento de uma invasão”, adverte Jake Moore da ESET. “Criminosos podem causar muitos danos com mais informações sobre seus alvos. A internet está repleta de informações pessoais de acesso gratuito, mas quanto mais alimentamos, mais fácil se torna o roubo de identidade, o stalking e os ataques direcionados.”
“Dependendo da foto usada no Street View”, adverte Michele Bennett da ADT, “uma casa não borrada pode alertar os ladrões sobre o conteúdo de sua casa e jardim. Se itens caros estiverem visíveis, você tem mais chances de se tornar vítima de um roubo.”
Existe uma solução fácil, uma configuração que você é aconselhado a mudar imediatamente. “Você pode optar por ocultar uma propriedade da internet”, aconselha Moore, “oferecendo uma razão como estar ocupada com pessoas ou carros. Isso borrará a propriedade permanentemente.”
Você faz isso com o login no Google Maps usando um navegador, navegando até o Street View de sua casa e clicando em “reportar um problema”. Isso abrirá uma caixa de destaque que você centraliza em sua casa e, em seguida, solicita ao Google para borrar o endereço. Quanto à razão, preocupações com segurança ou segurança pessoal devem ser suficientes.
Não há motivo para querer uma visualização recente do exterior de sua casa tão facilmente visível. Além de fornecer aos ladrões em potencial uma avaliação remota do layout, iluminação, entradas e do que é visível da rua, isso é uma vantagem para os stalkers que vinculam dados de nome e endereço online ao Street View.
Como a Peoplesafe alerta, “tudo na internet pode ser usado por ciberstalkers para entrar em contato indesejado com suas vítimas”, destacando a “visita virtual a vítimas via Google Maps Street View” como um risco específico.
O Street View é claramente útil e até mesmo está indo para lugares subterrâneos, mas há um forte argumento de que levar o mapeamento do mundo a um extremo; enquanto ver uma vista fotográfica de uma loja, marco ou entrada de prédio de escritórios é útil, não há motivo para mostrar também milhões de residências privadas na internet pública.
As advertências do Street View são regulares (1,2), e os riscos e mitigação não mudaram, então reserve alguns minutos para atualizar essa configuração agora, não há desvantagens.