A 1X, startup fundada em 2014 e parceira da OpenAI desde 2022, publicou um vídeo intrigante com robôs (que se assemelham a seres humanos fantasiados) realizando tarefas cotidianas. Na primeira cena, eles estão guardando embalagens em caixas. Depois, os humanoides recolhem brinquedos espalhados pelo chão.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em 2023, a 1X recebeu aproximadamente US$ 125 milhões em investimentos, incluindo o da criadora do ChatGPT. Parte do investimento da OpenAI foi feito por meio da disponibilização de chips de inteligência artificial para a automatização dos androides.
Assista ao vídeo completo:
A proposta da startup norueguesa é “atender às demandas trabalhistas do mundo” com seus robôs. Esse é um dos aspectos que influenciam debates sobre o impacto da IA sobre os empregos.
Leia também:
- Entenda como a Apple adotará IA generativa no iPhone 16
- Primeiro paciente humano da Neuralink controla mouse com pensamento
- 4 elementos que diferenciam a nova IA para vídeo da OpenAI
Outras empresas também estão criando seus autômatos. No início do ano, Elon Musk viralizou nas redes com a nova versão do Optimus, robô da Tesla apresentado pela primeira vez durante o AI Day de 2021.
Veja o vídeo publicado por Musk:
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024
A Samsung esperou pela CES 2024 para apresentar o Ballie, um assistente pessoal doméstico. A empresa afirma que ele é capaz de se adaptar à rotina dos usuários para oferecer diferentes serviços — incluindo brincar com os pets.