Saber quais dados usar, como encontrá-los, onde armazená-los e como combinar essa inteligência para lidar com tarefas complexas como será a reconstrução de muitas cidades do Rio Grande do Sul. Tecnologia também é aliada na reconstrução de cidades e ela pode ser bem aplicada pelos governos, destacou Caitlin Gordon, VP global de produtos da Dell, quando contextualizada sobre o que ocorre no Sul do Brasil.
Durante entrevista à Forbes Brasil, no Dell Technologies World, evento anual da empresa, em Las Vegas, a executiva destacou o papel de cloud e IA como tecnologias aliadas neste processo. “É sobre qual dado correto usar e na hora certa de usar. A combinação entre dados bem cuidados e uma inteligência de aplicação faz com que soluções simples e tecnologias acessíveis contribuam na resolução de problemas complexos dos nossos tempos”, destacou.
O foco da conversa com Caitlin foram as soluções da Dell em multi-cloud, termo que se refere a uma estratégia em diversificar o uso da tecnologia em nuvem, mesclando cloud pública e privada ou fechada. “Ela ganha ainda mais importância quando falamos de segurança das empresas, é fundamental diversificar os locais de acesso e de onde você vai aportar suas informações e a multi-cloud é extremamente eficiente neste sentido”, afirmou.
Leia também:
– 5 tecnologias que contribuem para a reconstrução de cidades
Prestes a completar 20 anos de Dell, em 2025, Caitlin afirma que nessas quase duas décadas pode enxergar o papel da inteligência artificial na aceleração de aplicações e negócios associados à nuvem. “Também tornou-se mais complexa a quantidade de players que, em um momento competem, no outro são parceiros, mas só enriquecem nosso ecossistema,”
Em maio do ano passado, ao falar para mais de 12 mil pessoas neste mesmo evento, o CEO e cofundador da Dell, Michael Dell, já havia destacado o papel da empresa como líder e orquestradora de multi-clouds “Nós pensamos sempre em como usar IA de forma ética, responsável e segura. Temos que não permitir que quem quer o mal tenha acesso à tecnologia”, disse em relação a como a IA potencializa essa tecnologia.
5 tecnologias que contribuem para a reconstrução de cidades:
-
REUTERS/Andrew Kelly #1
Impressão 3D
A impressão 3D tem o potencial de revolucionar a forma como as casas e outros edifícios são construídos. Impressoras 3D podem rapidamente criar estruturas complexas e duráveis usando uma variedade de materiais, como concreto, plástico e metal. Isso pode ser particularmente útil em áreas onde os materiais de construção tradicionais são escassos ou difíceis de transportar. -
iStock #2
Materiais Resilientes
Novos materiais de construção estão sendo desenvolvidos para serem mais resistentes a desastres naturais. Por exemplo, concreto reforçado com fibras pode suportar melhor terremotos, enquanto telhas feitas de materiais compostos podem resistir a ventos fortes. O uso desses materiais pode ajudar a garantir que as casas e outros edifícios sejam mais propensos a resistir a futuros desastres. -
iStock #3
Infraestrutura Inteligente
Sensores e outras tecnologias inteligentes podem ser usados para monitorar a infraestrutura de uma cidade em tempo real e identificar áreas que estão em risco de falha. Essas informações podem ser usadas para tomar medidas preventivas e evitar desastres, ou para responder a eles de forma mais rápida e eficaz. -
Dominó de painés de energia solar - Imagem: Stephanie Cui para Forbes #4
Microredes
As microredes são pequenos sistemas de geração de energia que podem operar independentemente da rede elétrica principal. Isso pode ser útil em áreas que foram afetadas por um desastre e que perderam o acesso à eletricidade. As microredes também podem ajudar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e tornar as cidades mais sustentáveis. -
Anúncio publicitário -
#5
Planejamento Urbano Resiliente
O planejamento urbano resiliente leva em consideração os riscos de desastres naturais ao planejar o desenvolvimento de cidades. Isso pode envolver a criação de zonas úmidas para absorver o excesso de água da chuva, o plantio de árvores para fornecer sombra e proteção contra o vento e a construção de infraestrutura em áreas elevadas que são menos propensas a inundações.
#1
Impressão 3D
A impressão 3D tem o potencial de revolucionar a forma como as casas e outros edifícios são construídos. Impressoras 3D podem rapidamente criar estruturas complexas e duráveis usando uma variedade de materiais, como concreto, plástico e metal. Isso pode ser particularmente útil em áreas onde os materiais de construção tradicionais são escassos ou difíceis de transportar.