Enquanto Elon Musk reforça os planos de transformar a Tesla em uma potência no mercado de táxis-robôs, ele afirma que câmeras são os únicos sensores necessários para veículos autônomos, rejeitando veementemente o uso de sistemas de monitoramento a laser, chamados de “LiDAR”, um equipamento padrão para carros e caminhões “sem motorista”.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mas isso não impediu que a Tesla comprasse muitos desses dispositivos de imagem 3D de alta tecnologia neste ano — apesar do bilionário já ter comparado o LiDAR a “órgãos inúteis como o apêndice”.
A revelação de que a empresa de Musk comprou os sensores veio da Luminar, produtora de sensores, que revelou na terça-feira (7) que a receita do primeiro trimestre aumentou 45% em relação ao ano anterior, para US$ 21 milhões. E, embora as vendas de LiDAR para clientes não automotivos tenham diminuído no trimestre, “isso foi compensado pelas vendas de sensores para a Tesla”, de acordo com a carta aos acionistas.
Leia também:
- Tim Cook anuncia doações da Apple para o Rio Grande do Sul
- “O medo da tecnologia bloqueia o progresso das pessoas e das empresas”, diz Luiz Meisler, da Oracle
- iPhone 16: veja imagens do novo modelo da Apple
Na verdade, a Tesla “foi nosso maior cliente de LiDAR e compôs mais de 10% da nossa receita no trimestre”, disse a Luminar. Isso sugere que a Tesla comprou várias centenas, senão mais de mil unidades até agora.
Essa é a primeira confirmação oficial de que, apesar dos comentários de Musk, os engenheiros da Tesla usam a tecnologia para desenvolver veículos verdadeiramente autônomos.
O mercado de táxis-robôs
A Waymo, da Alphabet, a Cruise, apoiada pela General Motors, a Zoox, da Amazon, e outras empresas que esperam aperfeiçoar seus táxis-robôs autônomos, usam várias câmeras, radares e sensores LiDAR para garantir que os veículos possam ver o ambiente ao seu redor, pedestres, outros veículos e condições da estrada durante o dia ou à noite, na chuva ou na neblina. Isso é algo que as câmeras nem sempre são capazes de fazer.
“Não há como qualquer carro realizar a tarefa dinâmica de dirigir em qualquer ambiente apenas usando visão computacional. É impossível”, disse Missy Cummings, professora da Universidade George Mason e conselheira da NHTSA sobre veículos autônomos, à Forbes.
Além da Tesla, a Luminar fornece seus sensores para fabricantes de automóveis, incluindo Volvo e Mercedes-Benz.