Os bastidores da doação dos terminais da Starlink, de Elon Musk, ao RS

Fábio Faria, ex-deputado, ex-ministro das Comunicações e diretor do BTG, enviou um pedido ao bilionário; ambos se conhecem desde antes da visita de Musk ao Brasil, em 2022

Redação

Crédito: (Cleverson Oliveira/Min. Comunicações/EBC/Agência Brasil)

Fábio Faria e Elon Musk, durante visita do ex-ministro das Comunicações do governo Jair Bolsonaro a Austin, no Texas, em 2021

Acessibilidade

As doações de mil terminais da Starlink – empresa de Elon Musk que fornece conexão à internet sem fibra óptica – ao Rio Grande do Sul, anunciadas nesta quinta-feira, (9), foram motivadas após um pedido feito diretamente a Musk de Fábio Faria, ex-deputado, ex-ministro das Comunicações e diretor do BTG.

Fábio conhece Elon Musk desde antes da visita do bilionário ao Brasil, em 2022. Visita esta, inclusive, que foi viabilizada pelo então ministro das Comunicações do governo de Jair Bolsonaro. Em novembro de 2021, Faria foi recebido por Musk na sede da Tesla, em Austin. Na reunião, foram viabilizadas parcerias e cooperações entre as empresas de Musk e o Brasil.

“Dado o terrível alagamento no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para os socorristas de emergência e disponibilizará o uso gratuito de todos os terminais na região até que ela se recupere”, escreveu o bilionário. Além dos terminais, a doação inclui o acesso gratuito à internet até que a situação se estabilize na região.

Quando fez o pedido, Faria usou o vídeo da modelo gaúcha Gisele Bündchen, em inglês, que sensibilizava o mundo para a situação na região.

Conteúdo publicitário