Nesta terça-feira (11), durante o evento “Google for Brasil”, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, subiu ao palco para falar sobre os principais números e projetos da empresa no país. “Apenas em 2023, as plataformas do Google movimentaram mais de 188 bilhões de reais na economia brasileira.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Além dos negócios, o executivo reforçou a importância da construção conjunta entre o Google e os usuários brasileiros para o desenvolvimento do país e da companhia. Entre as iniciativas citadas, estão projetos de fomento ao esporte, cultura e capacitação em tecnologia.
Leia também:
- ChatGPT no iPhone 16 e mais: Apple entra oficialmente na batalha da IA
- Empresa de robôs da China desenvolve humanoides com movimentos faciais aprimorados
- Entenda por que Elon Musk “declarou guerra à Apple”
“Destinamos milhões de reais para ajudar projetos de regiões diversas, são mais de 160 mil pessoas impactadas em 19 estados. Agora, anunciamos que o processo de seleção de novas iniciativas será recorrente e qualquer instituição pode se inscrever por meio do site google.incentiv.me“, complementou Coelho.
O compromisso com a educação também foi destaque da apresentação, com dois novos cursos divulgados para o Google for Education: cibersegurança e fundamentos de IA do Google.
“Estamos empenhados em capacitar profissionais em novas ferramentas e tecnologias. Vamos doar 70 mil bolsas de estudos, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), visando a formação de jovens e adultos de grupos socialmente vulneráveis.”
Inteligência artificial
Ao anunciar a entrada de James Manyika, vice-presidente sênior de pesquisa, tecnologia e sociedade do Google, Fábio Coelho introduziu a IA do Google como “ousada e responsável”.
Manyika abordou as novas ferramentas alimentadas pelo Gemini e o impacto da IA na economia brasileira: “O Google está trabalhando para ajudar o Brasil a crescer com a IA. Nosso foco é aliar a tecnologia com o bem-estar da sociedade.”
A forma de alcançar esse objetivo, de acordo com os anúncios do evento, é por meio de ferramentas de IA acessíveis e integradas ao ecossistema já utilizado por empresas e criadores de conteúdo, como Google Docs, Cloud, Drive, Gmail, YouTube, entre outros canais.
E, é claro, o investimento em treinamentos. “O Google já ajudou mais de 3 milhões de brasileiros com habilidades digitais desde 2018”, comentou James Manyika.